Projeto que congela o IPVA entra na pauta da Assembleia
Escute essa reportagem
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), garantiu que vai pautar na primeira sessão deste ano, marcada para 2 de fevereiro, o projeto de lei que mantém os valores do IPVA de 2020 dos veículos, nacionais e importados, novos e usados, em relação ao exercício financeiro de 2022.
“É uma discussão importante que precisa ser pautada o quanto antes. Estamos prontos para debater a proposta sem descuidar do equilíbrio das contas.”
O projeto é de autoria do deputado Hudson Leal (Republicanos) e pretende amenizar os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia da covid.
O congelamento do imposto, pelo projeto, vai perdurar enquanto for válido o decreto de calamidade pública decretado pelo Estado em razão da crise sanitária.
A diferença entre o IPVA a ser pago em 2022 e o imposto pago em 2021 pode variar de 14% a 27%, segundo levantamento da Assembleia.
Esse aumento ocorre devido à falta de semicondutores nas fábricas, o que afetou a produção.
Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, o valor médio dos veículos no País aumentou 24,9% nos últimos 12 meses.

Comentários