Morre Paulo Stefenoni, ex-prefeito de Colatina, vítima de câncer
O político tinha 81 anos de idade e deixa 5 filhos, 11 netos e um bisneto
Escute essa reportagem
Morreu aos 81 anos, na manhã desta terça-feira (7), o ex-prefeito de Colatina Paulo Stefenoni. O político enfrentava um câncer no cérebro e estava internado em um hospital particular em Vitória. Ele deixa 5 filhos, 11 netos e um bisneto.
Paulo foi prefeito de Colatina entre os anos de 1973 a 1977. Antes de dirigir a cidade, foi vereador e presidiu a Câmara de Vereadores de 1967 a 1969. Também foi deputado estadual de 1979 a 1983.
Segundo a esposa do político, Maria José Vidigal Stefenoni, o câncer foi descoberto há pouco tempo. "Descobrimos há um mês que ele estava com um tumor no cérebro e ele morreu sem saber que estava com câncer", contou.
Embora não soubesse que estava doente, Paulo desconfiava que havia algo errado. É o que conta a filha Simone Stefenoni Botelho: "Ele era muito inteligente. Ele falava que tinha alguma coisa errada na cabeça dele".

Ainda de acordo com Simone, o pai ainda enfrentava sequelas da covid. "Em 2019, ele ficou 45 dias internado na UTI por causa do coronavírus. Ele teve sequelas, mas foi reabilitado nos dois últimos anos e meio", disse.
O corpo de Paulo Stefenoni será velado no início da manhã da quarta-feira (8), a partir das 7h, no cemitério Parque da Paz, na Ponta da Fruta, em Vila Velha. O sepultamento está marcado para às 10h.
LEGADO
Foi durante a administração de Paulo Stefenoni, em 1976, que um dos principais cartões-postais do Estado foi inaugurado em Colatina: o Cristo Redentor. A obra de Antônio Francisco Moreira, erguida no bairro Bela Vista, possui 35,5 metros de altura e é considerada a terceira mais alta do País.

Também foi durante a administração de Stefenoni que, um antes, em 1975, os colatinenses viram pela última vez, depois de quase 70 anos, o trem da Vale passando no Centro da cidade. Na ocasião, a retirada dos trilhos da principal via do município parou a cidade e é lembrada até hoje pelos colatinenses mais antigos.
HOMENAGEM
O atual prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, usou as redes sociais para prestar homenagem à memória de Paulo Stefenoni e informar que decretou luto de três dias na cidade.
"(Paulo) foi um dos grandes administradores da nossa cidade. Entre os feitos de sua gestão estão a construção da estátua do Cristo Redentor e a retirada dos trilhos de trem do Centro da cidade, ações fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do nosso município. Por isso, Colatina decreta luto oficial de três dias", escreveu.
… Entre os feitos de sua gestão estão a construção da estátua do Cristo Redentor e a retirada dos trilhos de trem do Centro da cidade, ações fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do nosso município. Por isso, Colatina decreta luto oficial de três dias.
— Guerino Balestrassi (@guerinocolatina) February 7, 2023
Comentários