X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Ministério se reúne com ONG Cacique Cobra Coral por "tragédia energética"

A fundação previa um blackout no Centro-Sul do país, caso medidas urgentes não fossem adotadas


Para conversar com uma instituição que alertava para uma "tragédia econômica e energética" decorrente da falta de chuvas, servidores do Ministério das Minas e Energia (MME) se reuniram com representantes da Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC). Em seu site, a ONG informa que é presidida por uma "médium que incorpora o espírito e mentor Cacique Cobra Coral, que também já teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln".

A fundação pediu uma audiência com o ministro Bento Albuquerque porque previa "blackout no Centro-Sul [do país] a partir de 16/10/21 se medidas urgentes não forem adotadas", de acordo com transcrição de email de 2 de setembro, enviada à reportagem pela assessoria de imprensa do Ministério neste domingo (17).

O tempo seco já afeta o meio ambiente, preços das contas de luz e dos alimentos e o abastecimento de água em algumas regiões -especialistas dizem que, se não houver muita chuva nos próximos meses, a situação tende a se agravar.

Imagem ilustrativa da imagem Ministério se reúne com ONG Cacique Cobra Coral por "tragédia energética"
© Tomaz Silva/Agência Brasil Geral O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque fala durante Fórum de Energia Brasil |  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

"Vimos pelo presente solicitar uma audiência extra agenda para para [sic] ontem, afim [sic] de tratarmos da tragédia econômica x energética acima e os meios para recuperar tais precipitações irregulares no lugar certo ainda na estação inverno que se finda e primavera, cujo verão precisará ser antecipado ja [sic] na primavera", diz o email divulgado pelo governo federal.

O remetente da correspondência era Osmar Santos, que usou seu email profissional, da "Cacique Cobra Coral Foundation" (cuja tradução livre é Fundação Cacique Cobra Coral) e assinou o texto como responsável pelo setor de "relações governamentais" da seguradora Tunikito, "mantenedora oficial da www.fccc.org.br", o site da Fundação Cacique Cobra Coral.

A reunião foi realizada por videoconferência na última quinta-feira (14), com servidores da Secretaria de Energia Elétrica do ministério, segundo a assessoria.

"O Ministro de Minas e Energia sequer foi informado acerca da citada solicitação de audiência e igualmente não participou da referida reunião", afirmou a pasta -apesar de o próprio site do governo indicar que a secretaria faz parte do ministério.

Um dos servidores que participaram do encontro foi o diretor do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico, Guilherme Silva de Godoi. Em sua agenda, consta reunião com a "FCCC", a sigla da fundação.

Segundo a assessoria da pasta comandada por Albuqurque, a fundação anunciou que faz previsões diversas sobre a natureza.

"Durante a audiência, o senhor Osmar relatou aos técnicos do MME que o instituto faz serviços de previsões dos mais variados tipos", diz texto enviado à reportagem. "Destaca-se que o trabalho no MME é pautado, estritamente, na fundamentação técnica, no interesse público e pela transparência nas ações executadas."

O site da fundação afirma que sua missão é "minimizar catástrofes que podem ocorrer em razão dos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza". A instituição não atendeu aos pedidos de esclarecimentos feitos pela reportagem neste domingo.

Mas Osmar Santos disse à revista Veja que a médium da Fundação, Adelaide Scritori, iria trazer "muita chuva" para Minas Gerais a partir de novembro.

A instituição costuma anunciar contratos com governos locais, como com a Prefeitura de São Paulo, o Distrito Federal em 2017 e a Prefeitura do Rio. A FCCC já afirmou ter dado conselhos a ministros do governo Bolsonaro e até fechado parcerias para ajudar no desencalhe de um navio no canal de Suez, no Egito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: