MDB filia Ricardo Ferraço, Euclério Sampaio e Guerino Balestrassi
Vice-governador é também o novo presidente estadual da sigla. Evento de filiação contou com a presença de Baleia Rossi
Escute essa reportagem
Enfim, consenso. Após anos de impasses vividos no Espírito Santo, o MDB capixaba parece começar a seguir rumos de paz e união com a nova liderança que a sigla terá com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Pelo menos foi esse o discurso das principais lideranças do partido ontem, em evento que filiou Ricardo, além dos prefeitos Euclério Sampaio (MDB) e Guerino Balestrassi (MDB), de Cariacica e Colatina, respectivamente.
A filiação dos três nomes aconteceu sob a presença do deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (MDB). Além dele, estiveram presentes a ex-senadora Rose de Freitas (MDB) e ex-deputado federal Lelo Coimbra (MDB).
Segundo Baleia Rossi, o MDB sempre teve papel histórico no Espírito Santo. “A partir de agora o partido crescerá em conjunto. Ricardo vai liderar e terá o apoio de Rose e Lelo”, disse.
Novo presidente da Comissão Provisória da legenda, Ricardo foi escolhido pelo próprio Baleia para “fazer o partido voltar a crescer”, disse o deputado federal.
“Com muita humildade e entendimento, o MDB poderá ser forte à medida que conseguirmos nos unir”, disse Ricardo, durante discurso.
A palavra “união” foi usada diversas vezes por conta dos impasses vividos pelo partido no Estado. Ultimamente, as disputas ficaram a cargo de Rose e Lelo, que empataram nas últimas eleições, com 27 votos cada. Foi a partir disso que Baleia optou por filiar Ricardo e coloca-lo na liderança.
No evento, Rose defendeu o fortalecimento do partido, mas disse diretamente para Lelo que os dois iam tentar “encontrar uma linguagem de entendimento”, admitindo o impasse entre eles.
Euclério Sampaio também destacou que está animado em participar do quadro de “um partido histórico” e confirmou que no final do ano anunciará se vai ou não ser candidato à reeleição em 2024.
Apesar de ainda não bater o martelo, o evento de ontem pode ser encarado como uma pré-campanha de Euclério, já que houve o apoio de diversas autoridades nesse sentido.
Outro fato relacionado às próximas eleições veio de Rose de Freitas. Ela destacou, durante discurso, que “o próximo governador do Estado sairá desta palco”. Além de Ferraço, estavam no palco, naquele momento, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) e o próprio Euclério. Os três são cotados para suceder Renato Casagrande (PSB) em 2026.
Comentários