Idosos com mais de 70 querem decidir eleições no ES
Embora não sejam mais obrigados a ir às urnas, alguns dos mais de 292 mil eleitores estão animados com a votação de 6 de outubro
Escute essa reportagem

O Espírito Santo tem mais de 292 mil eleitores com 70 anos ou mais, idade na qual o voto é facultativo. Porém, apesar de não ser obrigatório, o voto da faixa mais “vivida” da população não deixa de ser um direito, e muitos ainda querem exercê-lo.
O presidente do Sindicato dos Aposentados no Espírito Santo, Jânio Araújo, explica que os idosos no Estado perceberam a importância de participar das eleições e, nos últimos anos, têm saído mais de casa para participar das votações.
“Até pela situação de abandono em que eles se encontram. É um eleitor que percebeu que precisa estar ativo e eleger representantes que defendam sua faixa etária”.
Com 77 anos de idade, o aposentado Ednaldo de Oliveira Silva afirma que os idosos devem participar do processo democrático não só para ajudar a sociedade a definir seus representantes, mas também para servir de exemplo para as próximas gerações.
“Eu até pensei em não votar, mas estamos numa democracia. É importante saber quem está no poder, tentar colaborar de alguma forma para eleger as pessoas certas. Se o idoso não faz a sua parte, que direito ele tem de reclamar dos problemas da cidade?”.
Além de Ednaldo, quem também relata intenção de votar nas eleições deste ano é a aposentada de 71 anos Maria do Socorro Dias. “Sou uma cidadã e quero continuar confirmando meu voto, ser sempre consciente em quem eu escolho. Além de dar minha contribuição, também aproveito para reencontrar amigos”, conta.
Aos 80 anos, o aposentado Carlos Alberto Gomes Bolini lamenta o perfil atual dos políticos, e afirma que o povo brasileiro, de forma geral, “não sabe votar”.
“O povo não luta pelos seus direitos constitucionais. E, ao mesmo tempo, os parlamentares estão pouco interessados em defender os idosos. É uma faixa da população ignorada pelos políticos, mas que só é lembrada quando eles querem pedir voto. Temos de tomar muito cuidado com aquela boa e velha conversa fiada de político”, enfatizou.
Idade dos eleitores idosos no ES cujo voto é facultativo
126.729 eleitores aptos no Estado têm entre 70 e 74 anos;
76.392 eleitores aptos no Estado têm entre 75 e 79 anos.
44.334 eleitores têm entre 80 e 84 anos;
24.084 eleitores têm entre 85 e 89 anos.
11.691 eleitores têm entre 90 e 94 anos
6.021 eleitores têm entre 95 e 99 anos
E 3.185 eleitores têm mais de 100 anos de idade.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários