X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Idosos com mais de 70 querem decidir eleições no ES

Embora não sejam mais obrigados a ir às urnas, alguns dos mais de 292 mil eleitores estão animados com a votação de 6 de outubro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Idosos com mais de 70 querem decidir eleições no ES
José Rodrigues, Carlos Alberto, Paulo Mota, Maria do Socorro, Ednaldo Silva e Jânio exibem seus títulos de eleitor |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O Espírito Santo tem mais de 292 mil eleitores com 70 anos ou mais, idade na qual o voto é facultativo. Porém, apesar de não ser obrigatório, o voto da faixa mais “vivida” da população não deixa de ser um direito, e muitos ainda querem exercê-lo.

O presidente do Sindicato dos Aposentados no Espírito Santo, Jânio Araújo, explica que os idosos no Estado perceberam a importância de participar das eleições e, nos últimos anos, têm saído mais de casa para participar das votações.

“Até pela situação de abandono em que eles se encontram. É um eleitor que percebeu que precisa estar ativo e eleger representantes que defendam sua faixa etária”.

Com 77 anos de idade, o aposentado Ednaldo de Oliveira Silva afirma que os idosos devem participar do processo democrático não só para ajudar a sociedade a definir seus representantes, mas também para servir de exemplo para as próximas gerações.

“Eu até pensei em não votar, mas estamos numa democracia. É importante saber quem está no poder, tentar colaborar de alguma forma para eleger as pessoas certas. Se o idoso não faz a sua parte, que direito ele tem de reclamar dos problemas da cidade?”.

Além de Ednaldo, quem também relata intenção de votar nas eleições deste ano é a aposentada de 71 anos Maria do Socorro Dias. “Sou uma cidadã e quero continuar confirmando meu voto, ser sempre consciente em quem eu escolho. Além de dar minha contribuição, também aproveito para reencontrar amigos”, conta.

Aos 80 anos, o aposentado Carlos Alberto Gomes Bolini lamenta o perfil atual dos políticos, e afirma que o povo brasileiro, de forma geral, “não sabe votar”.

“O povo não luta pelos seus direitos constitucionais. E, ao mesmo tempo, os parlamentares estão pouco interessados em defender os idosos. É uma faixa da população ignorada pelos políticos, mas que só é lembrada quando eles querem pedir voto. Temos de tomar muito cuidado com aquela boa e velha conversa fiada de político”, enfatizou.

Idade dos eleitores idosos no ES cujo voto é facultativo

126.729 eleitores aptos no Estado têm entre 70 e 74 anos;

76.392 eleitores aptos no Estado têm entre 75 e 79 anos.

44.334 eleitores têm entre 80 e 84 anos;

24.084 eleitores têm entre 85 e 89 anos.

11.691 eleitores têm entre 90 e 94 anos

6.021 eleitores têm entre 95 e 99 anos

E 3.185 eleitores têm mais de 100 anos de idade.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: