TRE prevê menos filas para votar e resultado mais rápido no domingo
No primeiro turno, o Estado foi o primeiro a fechar a apuração
Escute essa reportagem
Depois de um primeiro turno das eleições marcado por longas filas para votar em muitas seções eleitorais, a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) é de votação mais rápida no domingo (30) e resultados em tempo menor para conhecer o governador eleito do Espírito Santo.
A assessora técnica da Corregedoria do TRE-ES Jaqueline Nunes explicou que a tendência é de que o segundo turno não tenha as filas observadas no dia 2 de outubro.
“Esse é um movimento natural, já que no primeiro turno das eleições gerais era preciso votar em cinco candidatos, com muitos dígitos. Dessa vez, temos apenas dois candidatos, com dois dígitos para cada, então a tendência é de menor tempo e menos filas”.
Além disso, ela ressaltou que o Tribunal também tem reforçado TRE informações para mesários.
“Com a pandemia, suspendemos a coleta da biometria. Então, nessa eleição, tínhamos pessoas votando com a biometria e outras sem. Repassamos a orientação de que o eleitor com biometria reconhecida na urna não precisa assinar o caderno de votação. Isso acaba levando um tempo a mais”.
Para Jaqueline Nunes, a expectativa do Tribunal é que o tempo de apuração no Espírito Santo também seja menor.
O Estado foi o primeiro, no primeiro turno, a fechar a apuração: às 20h50. O menor tempo para totalização se deu mesmo que, após às 17h, alguns locais ainda tivessem pessoas aguardado nas filas para dar o seu voto.
“Não é possível precisar um tempo, principalmente para a votação para Presidente. Falando do resultado no Espírito Santo, para governador, a expectativa é que saia em menor tempo”.
Ela reforçou, ainda, que o foco principal hoje do Tribunal é garantir segurança para as eleições.

O presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, recebeu ontem representantes das forças de segurança para alinhar o “Plano Estratégico de Atuação Integrado Estadual para o 2º turno da Operação ES Eleições 2022”.
A segurança no pleito contará com polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil.
Com relação à eleição, o presidente da Comissão de Direitos Políticos e Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Estado (OAB-ES), Fernando Carlos Dilen da Silva, diz que, pessoalmente, a sua expectativa é que teremos votações rápidas e que será novamente uma grande festa da democracia.
Tire suas dúvidas sobre as eleições
Votação
- Os eleitores no Espírito Santo que forem às urnas no domingo, no segundo turno, terão que votar em candidatos para dois cargos
- Primeiro, deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador, com dois dígitos.
- Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República, também com dois dígitos.
Horário
- Assim como no primeiro turno, o horário de votação no Espírito Santo será das 8 às 17 horas.
Dúvidas
- O TRE-ES informou que não há previsão de mudanças em seções eleitorais nesse segundo turno.
- Para eleitores que tiverem dúvidas, será disponibilizado aos cidadãos o serviço Disque-eleições 2022. Ele estará disponível no sábado, de 8h às 18h, e no domingo de 6h às 18h.
- O atendimento, feito pelo número 0800 940-0808, é destinado a tirar dúvidas dos eleitores sobre local de votação, como votar na urna eletrônica, justificativa da ausência à seção eleitoral, entre outras.
Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo.
- Eleitores que não votaram no primeiro turno, ocorrido no dia 2 de outubro, podem e devem votar no segundo turno (próximo domingo), caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.
- Cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno.
Voto em trânsito
- O prazo para solicitar o voto em trânsito, tanto no primeiro quanto no segundo turno, terminou no dia 18 de agosto. Novas solicitações não podem ser feitas no momento.
- Para as eleições do próximo dia 30 de outubro, 314 mil pessoas pediram a transferência temporária do local de votação.
Números das eleições no Estado
2.921.506 eleitores estão aptos a votar
37.210 mesários foram convocados.
Fonte: TRE-ES e TSE.
Comentários