Reforço na segurança e Transcol grátis no 2º turno
Assim como no 1º turno, bombeiros e policiais civis atuarão com PMs, guardas e federais no dia 30. Ônibus será de graça das 7 às 18 horas
Escute essa reportagem

O segundo turno das eleições deste ano terá, na Grande Vitória, transporte coletivo de graça e segurança reforçada para os eleitores no dia de votação.
De acordo com o subsecretário da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado (Semobi), Léo Carlos Cruz, durante o próximo dia 30, o sistema Transcol, que atende Vitória, Serra, Cariacica, Guarapari, Vila Velha e Fundão, estará com tarifa zero das 7 horas até as 18 horas.
Além disso, haverá aumento de frota de 70% em relação a um dia de domingo normal, com mais de mil ônibus em circulação.
“Uma hora antes e uma hora depois da votação. A gente está pretendendo com a tarifa zero é eliminar essa motivação de quem não conseguiu votar por conta de transporte público. O mais importante nas eleições é fortalecer o sistema alimentador. As pessoas votam em seus municípios de domicílio, para que o deslocamento intermunicipal seja mais tranquilo”.
Já no interior do Estado, o subsecretário informou que a questão cabe aos prefeitos.
“Cada prefeitura faz a gestão do sistema de transporte que irá definir a operação do sistema. Cada prefeito define qual orientação deve seguir”, completa.
Já o subsecretário de Estado de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Coronel Antonio Marcos de Souza Reis, explicou que a segurança dos eleitores no segundo turno seguirá o mesmo modelo utilizado durante o primeiro turno.
“Vamos usar o mesmo planejamento, um pouco mais ou um pouco menos de emprego das forças de segurança de acordo com a nova configuração do segundo turno. Estamos com o sistema de inteligência acompanhando todas as movimentações de informações para identificar eventuais ameaças e transtornos à paz social”, disse.
“Não deve ter aumento de pessoal em relação ao primeiro turno. Está sendo analisada a dinâmica do emprego, porque nesse segundo turno são só dois votos, então vai ter menos fila e vai ser mais dinâmico”, completou Reis.
O coronel ainda destacou que o primeiro turno, no Estado, foi marcado mais por crimes menores, relacionados à boca de urna, do que outros fatos mais graves, observando que a polarização presente no debate em nível federal não foi um problema até o momento.
Saiba mais | Prefeitos decidem fora da Grande Vitória
Transcol de graça
> Os ônibus do Sistema Transcol, que circulam pela Grande Vitória, vão trafegar de forma gratuita no dia do segundo turno das eleições.
> O sistema Transcol atende a capital Vitória, além da Serra, Cariacica, Guarapari, Vila Velha e Fundão.
> As linhas gratuitas vão começar a rodar uma hora antes do início da votação e vão funcionar até uma hora depois, tendo o horário de funcionamento das 7h às 18h.
> Ainda de acordo com o Estado, a frota de ônibus no segundo turno vai aumentar em 70% em relação à frota de ônibus que circulava aos domingos e que serão mais de mil ônibus em operação.
> A medida foi feita após análise da Semobi sobre o grande número de abstenções na votação do primeiro turno no Estado.
Segurança reforçada novamente
> Assim como foi no primeiro turno, policiais militares, rodoviários e civis, além de bombeiros militares e guardas municipais, atuarão na segurança ao longo do dia de votação do segundo turno das eleições.
> Serão em torno de 6.600 agentes de segurança atuando na “operação eleições”, da mesma forma como ocorreu no último dia 2.
> Ao todo, são 51 zonas eleitorais no Estado, que também são locais de apuração. São, no total, 1.703 locais de votação que terão reforço.
> O subsecretário de Estado de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Coronel Antonio Marcos de Souza Reis, destacou que haverá um centro integrado de comando funcionando na secretaria com representantes de todas as forças de nível federal, estadual e municipal. Este centro será liderado pelo próprio secretário de segurança do Estado.
Saldo positivo no primeiro turno
> Segundo o subsecretário, o dia de votação do primeiro turno foi marcado mais por crimes de menor potencial ofensivo, relacionados à boca de urna, do que de fatos mais graves que alterassem a paz social.
> Ele citou que a polarização presente na disputa em nível federal não teve reflexos no último dia 2 no Estado.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários