X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Política

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Dino diz que migração de brasileiros a Portugal é 'direito de reciprocidade'

Ministro da Justiça mencionou vídeo em que uma portuguesa xinga uma brasileira de "porca" e diz para ela ir "para sua terra"

foto autor
Agência Folhapress
07/11/2023 - 18:31

Ouvir

Escute essa reportagem

Durante uma aula magna em Brasília nesta terça-feira (7), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, mencionou o mais recente caso de xenofobia contra brasileiros em Portugal para defender os limites à liberdade de expressão em uma democracia.

O maranhense mencionou vídeo em que uma portuguesa xinga uma brasileira de "porca" e diz para ela ir "para sua terra", em episódio ocorrido em Porto, ao defender que o direito à liberdade de expressão não protege cidadãos de xingarem ou ameaçarem outras pessoas.

"De onde tiraram [essa] ideia?", questionou. Ao mencionar o caso na cidade portuguesa, acrescentou: "Ela diz que brasileiros estão invadindo Portugal. Bom, se for isso, nós temos direito a reciprocidade, porque em 1500 eles invadiram o Brasil, está tudo de acordo".

E seguiu: "E concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto [cidade de Minas Gerais] e fica tudo certo, tudo quites".

O ministro seguiu criticando o que descreve como uma "ideia de que vale tudo" e o argumento, em sua visão equivocado, de que qualquer freio a ataques do tipo configure censura.

Dino falava no lançamento do Bolsa-Formação, projeto coordenado pela pasta que chefia e que visa à qualificação profissional de membros das polícias militar, civil e penal, do corpo de bombeiros militar, dos órgãos de perícia criminal e das guardas municipais, por meio do pagamento de bolsas, no valor de R$ 900.

Imagem ilustrativa da imagem Dino diz que migração de brasileiros a Portugal é 'direito de reciprocidade'
Fala de Flávio Dino ocorreu durante uma aula magna em Brasília |  Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

Portugal assiste ao longo dos últimos anos a um saldo crescente de migração --e incentiva esse movimento, tendo em vista que prevê desafios no mercado de trabalho, já que sua população, como em outros países da Europa, envelhece em ritmo acelerado.

Brasileiros são a nacionalidade mais presente, representando 30,7% dos imigrantes em 2022, segundo dados divulgados em junho passado.

A quantidade de brasileiros também cresceu pelo sétimo ano seguido, atingindo o valor de 239.744 residentes legais. Isso representa um crescimento de 17,1% em comparação a 2021.

No caso de xenofobia que agora veio a público, uma brasileira de 35 anos foi alvo de ataques com esse teor em um aeroporto da cidade do Porto. Um vídeo feito pela vítima mostra uma mulher, que se identifica como "portuguesa de raça", ofendendo-a.

A brasileira, que não quis ser identificada, disse ao site Gazeta Bragantina que o ataque ocorreu enquanto ela esperava um voo para Barcelona, na Espanha, onde trabalha e mora atualmente.

As ofensas teriam começado após uma mala de uma amiga da portuguesa cair sobre o seu pé na escada rolante.

A brasileira mora há 7 anos na Europa e conta que nunca passou por nada parecido. "Pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e que trabalham aqui", disse ela.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Fala de Flávio Dino ocorreu durante uma aula magna em Brasília

POLÍTICA

Ministro do TSE condena Bolsonaro à inelegibilidade pela terceira vez

Fala de Flávio Dino ocorreu durante uma aula magna em Brasília

POLÍTICA

Pacheco cancela atos do Senado e gera suspensão de indicações de Lula ao STJ

Fala de Flávio Dino ocorreu durante uma aula magna em Brasília

ECONOMIA

Reforma Tributária avança no Senado com aprovação do texto-base pela CCJ

Fala de Flávio Dino ocorreu durante uma aula magna em Brasília

ECONOMIA

STF vai decidir sobre terceirização e licença-paternidade de 120 dias

Ícone tags Tags brasileiros brasileiros em portugal Flávio Dino migração Portugal reciprocidae
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso