Camila Valadão denuncia vereador de Vitória por quebra de decoro
Escute essa reportagem

Vereadora de Vitória, Camila Valadão (Psol) entrou com uma representação contra o vereador Gilvan da Federal (Patriota), na Corregedoria-Geral da Câmara Municipal, por prática de atos incompatíveis com a ética e decoro parlamentar.
A queixa contra o político foi apresentada nesta terça-feira (27), mesmo dia da criação da Corregedoria-Geral, e sugere uma advertência verbal e a suspensão das prerrogativas parlamentares, como penalidades.
Ou seja, caso a comissão aceite a sugestão de Valadão, e Gilvan seja considerado culpado, ele pode perder, por 6 meses, os direitos de:
- Usar a palavra em Sessão, no horário destinado ao Pequeno e Grande Expediente;
- Candidatar-se a, ou permanecer exercendo, cargo de membro da Mesa ou de Presidente ou de Vice-Presidente de comissão;
- Ser designado Relator de proposição em comissão ou no Plenário.
Camila Valadão afirma que ela e a vereadora Karla Coser (PT) se tornaram alvo de agressões verbais e comentários machistas proferidos por Gilvan da Federal, desde quando tomaram posse como as duas únicas vereadoras eleitas para a Câmara Municipal de Vitória, no início de janeiro deste ano.
Um dos episódios de ofensas aconteceu na Sessão Ordinária do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e teve repercussão nacional. Na ocasião, o vereador se incomodou com a roupa usada por Camila, que usava uma calça jeans e uma blusa vermelha de um ombro só.
Durante a sessão, ele criticou a roupa de Valadão alegando ser informal e disse que “quem quer respeito, se dá o respeito”.
“Ao dizer para uma mulher qual deve ser a forma adequada dela se vestir, o representado [Gilvan] incorre em conhecida faceta do machismo que busca controlar e censurar corpos femininos, a fim de manter mulheres em um lugar de submissão”, argumenta a representação da vereadora encaminhada à Corregedoria-Geral.
Corregedoria-Geral
A Corregedoria-Geral da Câmara Municipal de Vitória foi criada nesta terça-feira (27), e conta com a participação de cinco parlamentares que foram sorteados pelo presidente da Casa e confirmados pelos vereadores em votação no Plenário.
Anderson Goggi (PTB) está como corregedor-geral e os vereadores André Brandino (PSC), Maurício Leite (Cidadania), Camila Valadão (Psol) e Duda Brasil (PSL) compõem a corregedoria enquanto membros. Por ser denunciante no primeiro caso enviado à Corregedoria, Valadão não vai participar da apreciação da denúncia.
Outro lado

A reportagem do Tribuna Online entrou em contato com a assessoria do vereador, que encaminhou uma nota.
No texto, o parlamentar diz que muito "antes de conhecê-las (vereadoras Camila Valadão e Karla Coser) no ambiente parlamentar municipal sempre defendeu as pautas da direita e de nós conservadores".
Acrescenta que "não se trata de nada pessoal. Não as conhecia e por consequência não tenho qualquer motivo para nutrir admiração ou desprezo... Estarei sempre defendendo os valores morais, da família e dos valores cristãos".
Comentários