X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Bolsonaro quer criar partido até março


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro quer criar partido até março
Presidente Jair Bolsonaro |  Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar ontem que decidirá até março se seguirá com o Aliança pelo Brasil ou se escolherá uma sigla já existente. A declaração foi feita a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Em março eu decido: ou decola o partido ou tenho de arranjar outro”. Em seguida repetiu: “Em março vamos reestudar se o partido decola ou não. Se não decolar, a gente vai ter de ter outro partido. Senão não temos como nos preparar para as eleições de 2022.”

Bolsonaro também reclamou da burocracia para fundar a sigla e observou que o tempo está curto. Ele ainda negou que esteja pensando em reeleição, apesar de correr para tentar segurar a queda de sua popularidade visando melhorias em programas sociais.

“É muita burocracia, muito trabalho, certificação de fichas, depois passa pelo TSE também. Então, o tempo está meio exíguo para gente aí, não vai deixar de continuar trabalhando, mas vou ter que decidir”, disse o Presidente.

“Porque não é por mim, não estou fazendo campanha para 2022, tá certo. Mas o pessoal quer disputar e queria estar num partido onde tivesse simpatia minha. Então essa que é a intenção de a gente fazer isso”, avaliou.

A um outro apoiador que o questionou sobre continuar a coleta online, o mandatário rebateu: “Não tenho como coordenar isso aí, não tenho tempo para isso. Tem o pessoal que ajuda, agradeço a vocês que ajudam de forma voluntária. Mas não é fácil você conseguir 500 mil fichas certificadas.”

Há mais de um ano na tentativa de fundar o Aliança pelo Brasil, Bolsonaro está longe de atender aos requisitos para ter seu partido registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São necessárias 492 mil assinaturas para que o partido seja criado, mas, até agora, a sigla conseguiu reunir 56.834 rubricas válidas (perto de 12% do mínimo) . A intenção era de que a sigla deslanchasse para as eleições municipais, o que não se concretizou.

O chefe do Executivo vem mantendo conversa com siglas que possivelmente poderão abarcá-lo como o PL, PP, Patriota e PSL.
Ainda no último dia 13, a bancada do PTB esteve no Palácio do Planalto e convidou Bolsonaro a se filiar à sigla.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: