X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Banco Central vai vigiar parentes de políticos


Imagem ilustrativa da imagem Banco Central vai vigiar parentes de políticos
Banco Central: transações financeiras só serão repassadas ao Coaf dependendo da natureza e do grau de risco |  Foto: Divulgação

O Banco Central (BC) publicou uma norma que amplia o número de pessoas sujeitas a monitoramento especial de suas transações financeiras, mirando em pessoas consideradas “politicamente expostas”, como vereadores, deputados estaduais e parentes de até segundo grau desses políticos.

A decisão visa aprimorar regras já previstas em lei para prevenir lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo pelos bancos e demais instituições financeiras.

As novas regras passam a valer a partir do dia 1º de julho deste ano, e amplia a lista da categoria. Deputados federais, senadores e ministros já são considerados politicamente expostos, bem como seus parentes em primeiro grau.

Além dos familiares de até segundo grau, o cônjuge ou companheiro(a) do político, enteados e pessoas com estreito relacionamento, como sócios em negócios e assessores, também foram incluídos na categoria de “politicamente expostas”. Membros de conselhos da esfera do judiciário também foram incluídos, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entretanto, suas transações financeiras só serão repassadas ao Coaf dependendo da natureza e do grau de risco das operações.

Na prática, a circular do BC estabelece uma série de medidas a serem tomadas pelos bancos e corretoras de modo a monitorar transações financeiras suspeitas, e comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão ligado ao próprio BC e responsável por receber, examinar e identificar situações suspeitas de atividade ilícita, comunicando a autoridades competentes, como o Ministério Público, se alguma situação for suspeita.

Observação

O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, João André Pereira, comentou que essas pessoas expostas serão observadas de forma mais cuidadosa. “Não é porque ela é politicamente exposta que ela está sendo vigiada, mas o fato da pessoa ser politicamente exposta eleva um pouco a dimensão dessa avaliação de risco”, frisou.

Pereira acrescentou que a regra torna os mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo mais “inteligentes”, já que deixam de ser prescritivos e se tornam analíticos.


Especialista defende definição de punições

O secretário-geral da Transparência Capixaba, Rodrigo Rossoni, destacou a importância da medida, mas questiona sobre o aspecto punitivo. Para ele, é preciso definir punições para coibir as infrações.
“Medidas que visam aumentar o controle são importantes, e quando o BC e a Coaf endurecem as regras, tornam o controle mais efetivo. Resta saber se haverá punição, já que o problema está na sensação de impunidade que leva essas pessoas a cometerem irregularidades.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: