Vitória vai investir em fuzis para grupamento especial da Guarda
Capital capixaba vai comprar armas, munições e equipamentos de proteção para ampliar as ações
Escute essa reportagem

Vitória planeja equipar, com fuzis, o grupamento especial da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Civil Municipal. O grupamento, que contará com uma segunda turma no ano de 2022, vai ampliar as suas ações na fiscalização com o armamento de forte calibre.
Ao todo, o município vai investir pouco mais de R$ 150 mil na compra de cinco fuzis, 5.000 munições e equipamentos de proteção individual (como coletes e armas não letais). A partir da chegada destes equipamentos, o que ainda precisa de liberação por parte do Exército Brasileiro, os agentes da Romu serão treinados para utilizar o novo armamento.
Formado no Governo Pazolini, a Romu é um grupo tático operacional que dá apoio às equipes de prevenção, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.
"Estas armas vão ser utilizadas por um grupo tático e agentes selecionados para garantir a segurança de todos. A orientação é não utilizar o armamento e buscar uma Guarda cidadã e comunitária. Mas a Guarda precisa estar preparada para, em caso de confronto, dar uma pronta resposta a sociedade", afirmou o secretário municipal de Segurança Pública, Ícaro Ruginski.
De acordo com o secretário, a Romu deve ampliar em breve o seu quadro. "Estamos em fase de recrutamento de novos agentes, que tenham o perfil operacional, auxiliando nas ações da Guarda Municipal e agindo em áreas onde há risco de confronto", explicou.
Ainda não há um prazo para a chegada destas armas à capital.
Comentários