Reconhecimento facial já auxiliou na prisão de 200 suspeitos na Grande Vitória
A partir do sistema, agentes de segurança do estado são capazes de reconhecer suspeitos que possuem mandados de prisão em aberto
Escute essa reportagem

O sistema de reconhecimento facial do Governo do Estado alcançou a marca de 200 prisões efetuadas com a ajuda das câmeras de videomonitoramento espalhadas pela Grande Vitória. O número foi divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), nesta sexta-feira (4).
A partir do sistema, agentes de segurança do estado são capazes de reconhecer suspeitos que possuem mandados de prisão em aberto e circulam livremente pelas ruas da região metropolitana.
Impelmentado em setembro de 2024, o sistema de reconhecimento facial usa como base dados de diferentes órgãos, como o Detran/ES e o Departamento de Identificação da Polícia Civil, onde são produzidas as Carteiras de Identidade (RG).
A tecnologia compara as imagens registradas pelas câmeras com fotos de pessoas com mandado de prisão. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) monitora as câmeras, por meio da Gerência de Inteligência (GINT) e do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), em conjunto com outras forças de segurança. Quando um foragido é identificado, o sistema emite um alerta e uma equipe de rua é acionada para realizar a abordagem.
"Chegamos a 200 pessoas presas através do reconhecimento facial. Para nós, isso é fundamental, pois mostra a importância do investimento em tecnologia e inovação na área da Segurança Pública, para que a gente possa continuar reduzindo a violência no Estado do Espírito Santo”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Número já ultrapassa 200
Após o alcance do número de 200 presos, na terça-feira (1), no mesmo dia o sistema identificou mais um suspeito e emitiu um novo alarme, gerando a prisão de número 201. Este último, um homem de 34 anos com mandado de prisão por furto expedido pela 4ª Vara Criminal da Serra, foi localizado em Vila Velha, por volta das 12h30 desta quinta-feira (3).
A inteligência artificial reconheceu o suspeito, comparando a imagem da câmera com a foto dele cadastrada em bancos de dados, emitiu o alerta para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e uma equipe da Polícia Militar foi acionada, realizando a abordagem e confirmando a identidade do indivíduo, que foi conduzido à Delegacia.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários