X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Polícia registra 19 novas armas por dia no Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

A mudança na legislação de controle de armas, criada por meio de portarias e decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro, aliada ao medo que as pessoas sentem de se tornarem vítimas nas mãos de bandidos, fez com que aumentasse a procura nos clubes de tiros e escolas de instrução e, consequentemente, o número de registros no Estado.

De janeiro a julho deste ano, pelo menos 4.035 registros de novas armas foram concedidos pela Polícia Federal no Espírito Santo.

O número equivale a 19 armas autorizadas por dia no Estado, um aumento de 614% em relação ao mesmo período de 2019, que apresentou 565 autorizações de registros — cerca de duas armas liberadas por dia.

Proprietário de um clube de tiro que fica em Vila Velha, Cláudio Videira, que também atua como instrutor, afirma que a procura se deve, principalmente, pela insegurança sentida pela população, além do afrouxamento da legislação do Estatuto do Desarmamento.

“A procura vem sendo muito grande entre homens e mulheres. Quando você afrouxa as regras, as pessoas procuram. A gente vive em um Estado onde a insegurança é grande. Então, muitas pessoas querem ter arma em casa, principalmente para proteger suas famílias”, observou Cláudio.

O diretor do clube de tiro de Cachoeiro de Itapemirim, Robson Da Silva Resende, explica que uma das principais mudanças feita pelo governo no Estatuto do Desarmamento e que pode ter facilitado a autorização do registro foi a retirada do termo de justificativa.

“Antes, a pessoa, mesmo atendendo a todos os requisitos para ter uma arma em casa, precisava comprovar essa necessidade ao delegado por meio de um documento. Hoje já não precisa mais”, explicou Robson.

O documento continua sendo obrigatório para quem deseja autorização para o porte de arma.
Para o comandante do 38º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Marcelo Alves, que recebeu diversas solicitações de registro para Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) do Estado, a procura aumentou, principalmente, pelas flexibilizações realizadas através de portarias e decretos. “Tem aumentado significativamente”.


Garantia para proteger a família

Foi com intuito de garantir a segurança pessoal e da própria família que o executivo de contas Wendel Babilon, 45 anos, e a mulher dele, a arquiteta Andréa Rodrigues de Sousa, 49, decidiram dar entrada no processo de registro de arma de fogo, há quatro meses.

Eles, que foram aprovados em todos os requisitos exigidos pela Polícia Federal (órgão responsável pela autorização do registro), fazem todo mês treinamentos para não perderem a prática de manuseio.

“A prática nos deixa mais preparados para usar a arma em uma situação extrema. Hoje, sinto uma segurança maior”, disse a arquiteta.

Para o marido dela, a flexibilização no controle de armas, por parte do governo federal, facilitou para que eles conseguissem os registros. “Antes, a burocracia era muito grande. Hoje já está bem menor”.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia registra 19 novas armas por dia no Estado
Wendel Babilon, 45 anos, e a mulher dele, a arquiteta Andréa Rodrigues de Sousa, 49, decidiram dar entrada no processo de registro de arma de fogo |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

SAIBA MAIS


O que é posse de arma?

  • Documento de registro da arma de fogo que dá direito ao cidadão de manter o objeto guardado, exclusivamente dentro de sua residência ou trabalho.

O que é o porte de arma?

  • Documento que autoriza a pessoa a transitar com o armamento, de forma discreta, fora de casa ou do local de trabalho.

Como adquirir arma e transitar com ela?

  • Para adquirir uma arma e transitar com ela é preciso preencher requerimento no site da Polícia Federal e atender exigências já mencionadas.
  • É necessário comprovar capacidade técnica (através de aulas de tiros com instrutores credenciados pela Polícia Federal) e psicológica (também credenciados pela PF).

Quem pode tirar o registro?

  • Pessoas maiores de 25 anos de idade que não possuem antecedentes criminais
  • Que possuem ocupação lícita
  • Que têm residência fixa

Quem pode tirar o porte?

  • Além de atender a todos os requisitos exigidos para a posse de arma e de passar por todos os exames e testes (que são mais rigorosos), a pessoa precisa justificar, por escrito, a necessidade de ter o armamento. O delegado da Polícia Federal é quem irá decidir sobre a autorização.
Imagem ilustrativa da imagem Polícia registra 19 novas armas por dia no Estado

Fonte: Polícia Federal e especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: