Polícia divulga lista dos 10 mais perigosos do Estado
A pedido de A Tribuna, a Polícia Civil atualizou a lista que contém as principais informações dos integrantes das maiores facções do País
Escute essa reportagem

Assassinatos, tráfico de drogas, ordens de ataques a ônibus e carros de imprensa, roubos, ameaças e torturas são alguns dos crimes que compõem o histórico dos 10 bandidos mais perigosos do Estado.
A pedido de A Tribuna, a Polícia Civil atualizou a lista que contém as principais informações dos integrantes das maiores facções do País, com forte liderança no Estado e que permanecem soltos.
Fernando Morais Pimenta, o Marujo, lidera a lista, seguido pelo seu braço direito, o traficante Luan Gomes Faria, 30 anos, conhecido como Luan Vera. Segundo a Polícia Civil Luan é temido pelo alto poder de fogo que tem, além da forma bárbara como costuma eliminar seus rivais.
Inimigo de Marujo e Luan Vera, em terceiro lugar está Vinicius Domingos Lopes, conhecido como Cara de Vaca, 21 anos, considerado o mais perigoso de Cariacica. Ele é líder do tráfico no Morro do Quiabo e investigado como autor de vários assassinatos.
Já Maycon Rocha, conhecido como Meteoro, de 34 anos, é considerado chefe do tráfico no bairro Alagoano, em Vitória, e integrante número 1 do Primeiro Comando da Capital (PCC), no Estado, a maior facção criminosa do País com mais de 35 mil integrantes.
Outro destaque da lista é Robert Dias Lino, foragido após receber o benefício da saidinha temporária. É considerado frente (chefe) do tráfico de Jardim Carapina, na Serra. Responde por vários homicídios, dentre eles, um quádruplo que aconteceu no mesmo bairro, em 2014. Para o delegado Sandi Mori, da Serra, Robert é o traficante mais perigoso do município.
O titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Romualdo Gianordoli, ressaltou que todos da lista respondem por homicídios, são lideranças do tráfico e possuem alta periculosidade.
“Prender esses criminosos não é uma tarefa fácil. Eles ficam no alto dos morros e possuem muitos aliados como olheiros e até moradores que acobertam para ajudá-los quando a polícia aparece. Além disso, há uma dificuldade geográfica que exige um grande condicionamento físico para subir centenas de degraus e vielas”, completou Romualdo.

Chefão no Rio cobra postura de criminosos capixabas
O traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, conhecido como Marujo, de 40 anos, que lidera a lista dos mais procurados, orquestrou ataques a ônibus do Transcol na última terça-feira (11), em represália à morte do segurança dele, Jonathan Candida Cardoso, de 26 anos, em confronto com policiais militares na noite anterior, no bairro Bonfim, em Vitória.
Marujo possui sete mandados de prisão por homicídio, mas é investigado por ordenar outros assassinatos, uma vez que é uma das lideranças no Bairro da Penha, núcleo do Primeiro Comando de Vitória (PCV). Fernando também é apontado por usar territórios de facções cariocas como esconderijo. Essas mesmas facções são fornecedoras de armas para o Complexo da Penha, no Estado.
De acordo com o Delegado Romualdo Gianordoli, o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, de 34 anos, conhecido como Peixão, é principal liderança do Terceiro Comando Puro (TCP) em um conjunto de favelas na Zona Norte do Rio. Após os ataques a ônibus em Vitória, na última terça-feira (11), ele cobrou uma postura de Marujo e do Primeiro Comando de Vitória (PCV).
Comentários