X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

PM enfrenta exército do crime em tiroteio e mata gerente do tráfico em Vitória

Grupo de 25 bandidos armados até com fuzis tentaram invadir morro de Vitória. Moradores desesperados pediram socorro e PM respondeu


Ouvir

Escute essa reportagem

A tentativa de invasão do Morro da Piedade, em Vitória, por um verdadeiro exército de traficantes acabou em tiroteio, que resultou na  morte de um bandido e nas prisões de outros  dois, depois  que Força Tática da PM trocou tiros com a “falange”.

A comunidade da Piedade é  alvo de bandidos que tentam tomar o tráfico de drogas do morro. O registro de confronto, desta vez, foi na tarde de sábado (10), quando cerca de 25 traficantes do Morro do Cabral decidiram invadir a região. 

Fortemente armados e  usando camisas falsas da Polícia Civil, os criminosos aterrorizam moradores atirando para o alto e  dizendo que o morro era deles. Houve troca de tiros com a chegada da PM e dois bandidos acabaram baleados,  um deles morreu  no hospital.

Equipes da Força Tática do 1º Batalhão foram acionadas para impedir a tentativa de ataque após denúncias anônimas de moradores que estavam desesperados.

Ao chegarem ao local, os policiais militares se dividiram em duas equipes para localizar os bandidos, que se espalharam pela área de mata do morro. 

Cerca de 300 metros da quadra de esportes da região, próximo a  um beco conhecido como “terreirinho”, os policiais se depararam com 8  bandidos que efetuaram vários disparos na direção dos militares, que   revidaram.

Nesse momento, parte do grupo dos traficantes  fugiu em direção ao mato e outros desceram a escadaria do morro. 

Os militares continuaram as  buscas pelos bandidos na região e ao chegarem  na parte baixa do morro, encontraram o suspeito Rogério Melo Chagas, caído no chão, já baleado. Ele foi socorrido até o Hospital de Urgência e Emergência, em Vitória, onde não resistiu aos ferimentos.

Segundo a polícia, ele é apontado como o gerente do tráfico de drogas do Morro do Cabral. 

Minutos depois, uma segunda equipe de policiais  que estava atrás dos bandidos, se deparou com um outro criminoso armado que efetuou disparos na direção dos militares. Houve  nova troca de tiros e o acusado, identificado como Filipe Xavier Eleoterio, de 20 anos, foi baleado na perna.  Ele também foi socorrido para o mesmo hospital. Seu estado de saúde não foi divulgado.  

Durante as buscas, mais dois bandidos foram presos. Os nomes não foram divulgados Eles foram levados para a delegacia.

Imagem ilustrativa da imagem PM enfrenta exército do crime em tiroteio e mata gerente do tráfico em Vitória
PM constantemente é acionada para o Morro da Piedade devido ao intenso fluxo de traficantes que brigam pelo domínio do local. Na invasão do final de semana, os 25 traficantes do Morro do Cabral, chegaram atirando para o alto e gritando: “A Piedade é nossa”. Os bandidos tocaram o terror em moradores, que desesperados pediram apoio da Polícia Militar, que cercou a região |  Foto: Taynara Nascimento

“Foram para cometer uma chacina”

Com receio de que uma nova invasão ocorra no Morro da Piedade, principalmente devido à morte de um de seus líderes, a Polícia Militar disse que reforçou o policiamento na região. 

“Sabemos que pode ter uma desestabilização do tráfico local e aí outros traficantes podem querer tomar conta da  situação e programar outros ataques, como o de sábado. Então, nesse momento, a PM se faz presente lá em vários morros que dão acesso à Piedade  e que fazem parte dessa confusão do tráfico de drogas”, disse o Capitão da Força Tática, Almeida.

Segundo ele, entre os morros que estão recebendo reforço no policiamento estão: Alagoano, Cabral, Piedade, Morro do Moscoso e Forte de São João, ambos na capital. Almeida fez questão de frisar que o objetivo dos traficantes, ao invadir o morro era tomar, a qualquer custo, o tráfico de drogas, nem que isso custasse a vida de inocentes.

“Foram para cometer uma chacina. Eles não se preocupam em atingir cidadãos de bem. E estavam preparados para isso, com coletes, armas. Até um drone, nós apreendemos, que se tornou  uma apreensão normal durante as operações no Cabral”, disse. 

Imagem ilustrativa da imagem PM enfrenta exército do crime em tiroteio e mata gerente do tráfico em Vitória
Capitão Almeida da Força Tática |  Foto: Douglas Schneider/AT


Entenda


Domínios

  • O morro  do Moscoso “pertence” a uma facção criminosa conhecida como “A Família Capixaba (AFC), que são aliados a Piedade, Fonte Grande, Alagoano e a Ilha do Príncipe. 
  • Já o Morro do Cabral,  ligado ao Morro da Capixaba, possui ligação com o Primeiro Comando de Vitória (PCV), a principal organização criminosa do ES e que envia armas para essas facções.

A guerra 

  • Traficantes do morro do Cabral querem tomar  o tráfico de drogas do Morro da Piedade.

PCV

  • Eles são aliados do Primeiro comando de vitória( PCV), principal organização criminosa do Espírito Santo e que possui um grande poder de fogo, devido a seu fácil acesso a armamentos pesados, como fuzis, por exemplo.

Invasão

  • Sob o comando do PCV, um grupo, de aproximadamente 25 traficantes, foram até o Morro da Piedade, na tarde de sábado e invadiu o local.
  • Eles usavam escopetas de calibre 12 e até fuzis. 
  • Além disso, estavam com falsas camisa da Polícia Civil. Usavam também calças camufladas e coletes balísticos.
  • Gritando “a Piedade é nossa”, os bandidos tocaram o terror em moradores, que desesperados pediram apoio da polícia. 
  • Ao chegar ao local, os militares da Força Tática foram recebidos a tiros e iniciou-se um grande tiroteio. 
  • Dois bandidos foram baleados e um  deles acabou morto, ao chegar no hospital.
  • Ele foi identificado como Rogério Melo Chagas, que segundo a PM, seria gerente do tráfico de drogas do Morro do Cabral.

Análise | Siderson Vitorino, advogado criminalista


“Ousadia, certeza de impunidade, falta de segurança pública e rentabilidade da atividade ilícita são os elementos que dão azo à recente invasão ao Bairro da Piedade em Vitória. Enquanto não houver uma política de Estado que combata, com energia, a rentabilidade delituosa. Seja do tráfico, dos crimes cibernéticos, do jogo do bicho, da adulteração de combustíveis, das fraudes à licitações, fraudes previdenciárias etc. Todos continuaram a pensar que o crime só acontece no alto do morro. Enquanto nos gabinetes, escritórios e nos luxuosos espaços de poder, também acontecem  com letalidade à uma coletividade maior do que a do Morro da Piedade.

Em especial recorte ao tráfico de drogas. Este não pode ser pensado sem dar relevância ao consumo dos viciados e dependentes. Vez que, a manutenção do tráfico de drogas é feita por toda uma sociedade que faz uso e consumo da maconha, da cocaína e do craque. E não se pode pensar que tais substâncias são consumidas só nos altos dos morros. Não, pelo contrário”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: