Perfil nas redes sociais publica fotos de mulheres e pede que elas sejam estupradas
Escute essa reportagem
Algumas mulheres estão denunciando um perfil nas redes sociais que está publicando fotos delas, indevidamente, e pedindo que elas sejam estupradas ou assediadas. O caso aconteceu em Goiás. As informações são do G1.
Uma das jovens é Ana Bárbara Ferreira de Moraes, uma estudante de biologia, de 21 anos. Em entrevista ao G1, ela contou que tentou denunciar o caso, mas não teve sucesso por não ter os dados de quem criou a página.
Pelo menos 10 mulheres tiveram as fotos postadas pela conta e, na maioria delas, o perfil da vítima foi divulgado. “Peço encarecidamente que assediem e violentem esta garota, porque ela merece por ser tão chata”, escreveu o dono do perfil em uma das publicações.
Ana Bárbara explicou que descobriu o perfil no último sábado (7), após outras mulheres expostas entrarem em contato com ela para unir forças e denunciar a página. Segundo o G1, na segunda-feira (9), a conta não estava mais no ar.
Segundo a estudante, isso pode ter acontecido porque várias pessoas denunciaram a página para que ela fosse excluída da plataforma. Nenhuma das jovens sabe quem é o criador do perfil.
“Eu fiquei sem reação. Vi que estava sendo vinculada a um conteúdo que incitava ódio e violência e o que mais me preocupou foi que o número de seguidores da página foi aumentando rapidamente, acho que chegou a 15 em poucas horas”, relatou ao G1.
Influenciadora foi outra vitima
Uma outra vítima, que trabalha como influenciadora digital, preferiu não se identificar, mas afirmou que iria à delegacia denunciar o caso. A jovem acredita que o criador da página seja um homem.
“Mandei mensagem pedindo para tirar a minha foto, e a pessoa respondeu me xingando e disse: ‘Cala a boca, vadia. Tô nervoso’ (sic). A partir daí, coloquei na minha cabeça que é um homem, pelo ‘nervoso”, contou.
Ainda de acordo com a vítima, ela falou com o dono do perfil que iria denunciar o caso à polícia, mas ele não pareceu se importar. “Pode chamar até o Papa que a conta não vai cair”, disse.
Após a fala do homem, a jovem foi bloqueada do perfil e não conseguiu mais visualizar as publicações. “Uma seguidora me alertou que na minha foto foi adicionada uma legenda dizendo que eu deveria ser abusada, porque eu era insuportável”, relatou ao site.
A influenciadora também acredita que a grande quantidade de denúncias feitas no aplicativo, por conta do conteúdo da página, foi responsável pela exclusão do perfil.
“No começo, achei que não fosse ser derrubada, porque o Instagram disse que o perfil não violava as diretrizes. Mas como foram várias denúncias, acho que acabaram derrubando. Mandei para vários amigos denunciarem e um deles, que tem muitos seguidores, conseguiu que várias pessoas denunciassem”.
Comentários