Esquadrão antibombas já foi acionado 21 vezes neste ano
Escute essa reportagem

O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar já foi acionado para 21 ocorrências de suspeita de artefatos explosivos neste ano somente na Grande Vitória.
O soldado Kennedy Menezes do esquadrão revelou que o acionamento do grupo tem se tornado comum. “Está cada vez mais comum encontrar esse tipo de artefato na Grande Vitória. Nesse, era um improvisado e feito só com pólvora, não tinha estilhaços dentro. Era bem parecido com o que foi encontrado esses dias em Andorinhas, mas não sabemos de fato se quem o deixou aqui é a mesma pessoa que deixou lá”, explicou.
O último acionamento do esquadrão aconteceu na manhã de sábado (25), no bairro Vila Palestina, em Vitória, onde uma bomba caseira foi encontrada em uma rua da capital. O artefato foi deixado no local marcado por tiroteios devido à constante guerra do tráfico.
O objeto, abandonado na rua Nova Esperança, foi encontrado por um morador por volta das 7 horas. Ele acionou a Polícia Militar, que, para garantir a segurança dos moradores, precisou isolar todas as entradas e saídas da rua.
Devido à alta probabilidade de explosão do artefato, o Esquadrão Antibombas da PM foi acionado. Os militares chegaram à rua por volta das 10h20 e fizeram o reconhecimento de toda a área.
Usando equipamentos de proteção individual e uma roupa que pesa aproximadamente 40 quilos, um soldado se aproximou do explosivo e deu início aos protocolos de detonação. Por volta de 11h10, a equipe conseguiu explodir a bomba.
À polícia, populares contaram que o material foi deixado por bandidos fortemente armados que passaram pelo bairro durante a madrugada. Eles teriam atirado várias vezes para o alto e, depois, deixado o artefato na rua.
Em conversa com a reportagem de A Tribuna, alguns moradores contaram que traficantes rivais estariam indo até o bairro, diariamente, para promover ataques no meio das ruas.
“Minha casa está cheia de marcas de tiros. Meus netos, quando vêm para cá, não podem nem se sentar na calçada. Essa noite, eu ouvi uma explosão e vários disparos de arma de fogo. Quando levantei e abri o portão, vi a rua fechada por causa de uma bomba. Até quando isso?”, disse um aposentado e morador do bairro que não quis se identificar.
Saiba mais
Bomba
-
Uma bomba caseira foi deixada na rua Nova Esperança, em Nova Palestina, Vitória, ontem. Por volta das 7 horas, um morador passou pela rua e se deparou com o artefato.
-
Ele acionou a PM, que rapidamente foi ao bairro e isolou a rua.
Bandidos
-
Moradores disseram que na noite anterior, bandidos, fortemente armados, foram até a rua e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Na madrugada eles teriam ido até o bairro mais uma vez e efetuaram mais disparos. Não houve feridos.
-
Na ocasião, os moradores disseram que ouviram barulho de explosão e, por isso, acreditam que os traficantes possam ter jogado outra bomba.
Esquadrão
-
O esquadrão Antibombas também foi acionado e chegou ao local às 10h10. Cerca de uma hora depois, o artefato foi detonado. A bomba foi feita com pólvora e poderia atingir pessoas em um raio de até 30 metros de distância, segundo a PM. Essa já é a 21ª ocorrência de detonação de artefatos na Grande Vitória este ano.
Fonte: PMES e moradores.
Comentários