X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Assembleia Legislativa vota projeto sobre Polícia Científica no dia 24

Líder do governo disse que a proposta que dá autonomia à polícia irá à votação, após mais de 30 sessões sem projetos no plenário


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Assembleia Legislativa vota projeto sobre Polícia Científica no dia 24
Sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Espírito Santo |  Foto: Tati Beling/Ales

Líder da base do governo na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Dary Pagung (PSB) revelou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autonomia à Polícia Técnico-Científica, deve ser votada na próxima segunda-feira (24).

A informação foi dada enquanto o socialista presidia os trabalhos ao responder questionamento da deputada Iriny Lopes (PT). A sessão de ontem foi mais uma sem novas votações de projetos de lei, situação que há mais de 30 sessões no Legislativo Estadual.

A petista se manifestou contra o trancamento da pauta de ontem, ocorrida por conta do adiamento da votação de um veto governamental a outro projeto. Embora a PEC não constasse na Ordem do Dia, ela informou que foi feito um acordo entre os peritos e deputados para a tramitação da matéria.

“A categoria está aguardando desde o começo do ano e ontem nós nos empenhamos”, lamentou Iriny sobre o andamento da proposta, “independente do momento eleitoral que estamos vivendo”, completou. 

Como resposta, Dary esclareceu a promessa feita pelo chefe do Legislativo. “Acertamos ontem com o presidente Erick Musso em votar a PEC na próxima segunda-feira”, afirmou.

A proposta cria a Polícia Científica – desvinculada da Polícia Civil (PCES) – com estatuto, lei orgânica e carreira própria. Conforme a proposição, cabe à Polícia Científica o exercício das funções de polícia técnico-científica e de perícia oficial de natureza criminal.

Esses profissionais são responsáveis pela produção de provas materiais que serão utilizadas em inquéritos policiais, acusações e decisões judiciais. O cargo de chefe da Polícia Científica será escolhido pelo governador dentre os integrantes da carreira de perito oficial criminal.

Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição, é preciso que haja quórum qualificado de 18 deputados para uma eventual aprovação da matéria pelo Plenário da Assembleia.

A votação é feita em dois turnos com intervalo mínimo de três sessões. Se for aprovada com emendas, o colegiado de Justiça deverá novamente ser ouvido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: