Provedor do Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa morre aos 88 anos
Ele deixa a esposa, Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa, e os três filhos, Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior
Escute essa reportagem
O empresário português Alberto Ferreira da Costa morreu, neste domingo (20), aos 88 anos.
Provedor do Real Hospital Português e fundador da construtora Rio Ave, ele deixa a esposa, Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa, e os três filhos, Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.
Nascido em Portugal, em 1936, Alberto Ferreira da Costa nasceu em Portugal em 1936 e se mudou para o Brasil aos 15 anos, em busca de uma vida melhor.
Ele teve vários empregos até conseguir abrir o seu próprio negócio. Casou-se com Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa e teve três filhos: Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.
A partir de 1971, tornou-se sócio do Real Hospital Português de Beneficência e, em 1976, foi eleito mordomo, integrando a Junta Administrativa da Instituição. Desde 1992, ele ocupava o cargo máximo do hospital, o de provedor, tendo sido reeleito diversas vezes.
O Hospital Português e a construtora Rio Ave prestaram homenagens nas redes sociais.
NOTAS DE PESAR:
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco:
"Recebi com pesar a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, um português que adotou Pernambuco como sua casa e aqui comandou, como provedor da entidade, por mais de três décadas, um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, o Real Hospital Português.
Seu Alberto deixa também um legado como empreendedor na área da construção civil contribuindo para o desenvolvimento do Recife.
Expresso aqui a minha solidariedade, neste momento de despedida, à sua esposa Maria do Carmo, aos filhos Alberto Júnior, Álvaro e Cláudia, demais familiares, inúmeros amigos, como também à comunidade portuguesa e a todos que fazem o Hospital Português e a Construtora Rio Ave".
João Campos, prefeito do Recife:
"Recebemos com tristeza a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, uma referência no setor empresarial e na saúde de Pernambuco. Como fundador da Rio Ave e provedor do Real Hospital Português, seu trabalho deixou um legado de desenvolvimento e cuidado com as pessoas.
Meus sentimentos à família, especialmente à sua esposa, Maria do Carmo, e aos filhos Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior. Sua dedicação ao Recife e à saúde pública será sempre lembrada".
Comentários