X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores em Toritama por compra de votos

Birino do São João e Edijan, ambos do PSDB, perdem mandatos e ficam inelegíveis por oito anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores em Toritama por compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral inclui multa por abuso de poder econômico e político contra os dois vereadores: Birino do São João (à esquerda) e Edijan Enildo (à direita) |  Foto: Reprodução das redes sociais dos vereadores

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores Severino Antônio da Silva, conhecido como Birino do São João, e Edijan Enildo da Silva, ambos do PSDB, em Toritama, no Agreste de Pernambuco. A decisão também decreta a inelegibilidade dos políticos por oito anos, após serem acusados de compra de votos por meio do WhatsApp.

A sentença aponta que mensagens de áudio compartilhadas em grupos de WhatsApp evidenciam as práticas ilícitas, nas quais os vereadores mencionam terem sido enganados por um eleitor que teria vendido o voto para ambos.

As gravações reforçaram a acusação de compra de votos, levando o juiz eleitoral Marcos José de Oliveira a identificar abuso de poder econômico, político e captação ilícita de sufrágio.

Além da perda dos mandatos e da inelegibilidade, a condenação estabelece uma multa de R$ 53.205,00 para cada vereador. A decisão foi proferida no domingo passado, mas começou a circular entre o final da segunda-feira e nesta terça.

Com isso, Birino do São João e Edijan ficam impedidos de disputar cargos públicos por oito anos, contados a partir do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Os vereadores ainda não foram localizados para falar sobre o assunto. O espaço está aberto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: