Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores em Toritama por compra de votos
Birino do São João e Edijan, ambos do PSDB, perdem mandatos e ficam inelegíveis por oito anos
Escute essa reportagem
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores Severino Antônio da Silva, conhecido como Birino do São João, e Edijan Enildo da Silva, ambos do PSDB, em Toritama, no Agreste de Pernambuco. A decisão também decreta a inelegibilidade dos políticos por oito anos, após serem acusados de compra de votos por meio do WhatsApp.
A sentença aponta que mensagens de áudio compartilhadas em grupos de WhatsApp evidenciam as práticas ilícitas, nas quais os vereadores mencionam terem sido enganados por um eleitor que teria vendido o voto para ambos.
As gravações reforçaram a acusação de compra de votos, levando o juiz eleitoral Marcos José de Oliveira a identificar abuso de poder econômico, político e captação ilícita de sufrágio.
Além da perda dos mandatos e da inelegibilidade, a condenação estabelece uma multa de R$ 53.205,00 para cada vereador. A decisão foi proferida no domingo passado, mas começou a circular entre o final da segunda-feira e nesta terça.
Com isso, Birino do São João e Edijan ficam impedidos de disputar cargos públicos por oito anos, contados a partir do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Os vereadores ainda não foram localizados para falar sobre o assunto. O espaço está aberto.
Comentários