Polícia detalha operação para combater lucro obtido com tráfico de drogas
Mala recheada com balas de fuzil e meio bilhão de Reais em dinheiro. Veja alguns resultados da Operação Helicóptero
Escute essa reportagem

A prisão de um homem, em outubro do ano passado, no Bairro de Jardim de São Paulo, Zona Oeste do Recife, com a posse de 23 quilos de cocaína deflagrou uma das maiores investigações sobre tráfico de drogas já feitas em Pernambuco, A Operação Efeito Helicóptero, que envolveu a Polícia Federal e polícias civis de vários estados.
De acordo com o delegado José Custódio, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco, a partir da prisão deste traficante foi possível "buscar o caminho do dinheiro", que era arrecadado com a venda da droga e enviado para outros estados para ser "lavado", através de empresas financeiras fictícias, inclusive do mercado de criptomoedas.
"Resolvi iniciar uma investigação para identificar os financiadores, fornecedores e beneficiários dessa droga apreendida", disse o delegado Custódio. O resultado foi uma força tarefa envolvendo policiais de 20 estados brasileiros e 140 "alvos" investigados, incluindo pessoas físicas e empresas.

LOCAIS ENVOLVIDOS
Em Pernambuco, os mandados foram cumpridos no Recife, Abreu e Lima, Caruaru, Igarassu, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro e Petrolina. Muitos dos acusados já cumprem penas nos presídios de algumas dessas cidades. Para se ter uma ideia do tamanho dessa rede de crimes, cerca de meio bilhão de Reais foram movimentados por essa organização em 2021 e 2022, diz o delegado José Custódio.
Até agora, 49 pessoas foram presas, 84 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Entre os resultados da operação estão a apreensão de 114 veículos, bloqueio de 121 contas bancárias, apreensão de armas, drogas e até de uma mala recheada de munições para fuzil. Segundo a polícia, essa operação vai prosseguir até que toda a rede de financiamento e lavagem de dinheiro obtido com a venda de drogas tenha sido desmantelada.
Comentários