Golpista instala purificador e aplica fraude de R$ 4 mil em idosa no Recife
Idosa de 81 anos teve aposentadoria desviada e empréstimos feitos em seu nome; caso é investigado pela Polícia Civil
Escute essa reportagem

Uma aposentada de 81 anos perdeu cerca de R$ 4 mil após cair em um golpe aplicado por um homem que se apresentou como técnico de uma empresa de purificadores de água. O caso aconteceu no Recife e está sendo investigado pela Polícia Civil como estelionato.
Segundo o relato da vítima, identificada como Isaura do Nascimento, o golpista apareceu em sua casa no dia 10 de junho oferecendo a instalação de um purificador de água.
Vestido com camisa de manga comprida branca, aparentando profissionalismo, o homem afirmou que precisava tirar uma foto para confirmar prova de vida.
“Ele disse que era ‘sinal de vida’ e pediu para tirar uma foto minha. Eu perguntei por quê, e ele repetiu duas vezes que era para confirmar a prova de vida Depois, outro homem chegou com o purificador e instalou. Quando terminou, ele disse que ia trazer o boleto e desapareceu”, relatou dona Isaura.
Aposentadoria esvaziada

Um mês depois, dona Isaura foi à agência bancária acompanhada da filha, Rosângela Brito, para sacar a aposentadoria. No entanto, ao tentar realizar a operação, o dinheiro não estava mais disponível. Funcionários do banco informaram que o benefício havia sido transferido para outra instituição financeira, localizada no bairro de Afogados, por meio de uma portabilidade não solicitada pela dona da conta.
No local indicado, mãe e filha descobriram que, além de sacar toda a aposentadoria, o criminoso também havia antecipado o 13º salário do próximo ano e contratado empréstimos em nome da idosa.
“Eu fiquei desesperada. A funcionária virou o computador e mostrou a imagem de minha mãe. Era ela mesma. A roupa da foto era a mesma que ela usava no dia da instalação do purificador”, contou Rosângela, auxiliar de serviços gerais.
Técnica do golpe: foto e dados vazados
A advogada Priscila Pinheiro, que acompanha o caso, explicou que o golpe se baseia no uso da biometria facial, cada vez mais utilizada por instituições financeiras para abertura de contas e contratação de crédito.
“Apenas com a foto não é possível aplicar o golpe, mas, infelizmente, dados de muitos brasileiros já foram vazados. Com o CPF e a imagem facial, esses golpistas conseguem fazer movimentações bancárias como se fossem a vítima”, alertou.
Segundo Priscila, o caminho correto para vítimas de fraudes como essa é registrar um boletim de ocorrência e acionar os bancos envolvidos. “É preciso pedir os contratos assinados, verificar como foram realizados e, se possível, entrar com uma ação judicial para provar que a vítima não autorizou nenhuma das transações.”
Polícia investiga
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou que o caso foi registrado como estelionato e está sendo investigado. Imagens de câmeras de segurança de um vizinho da idosa mostram o momento em que o suposto técnico conversa com a vítima e seu marido, além da chegada do outro homem com o purificador.
A filha da aposentada afirma que já foi instalado um novo aplicativo do INSS no celular dela, e que todas as tentativas de movimentação financeira da conta agora passam pelo controle da família.
“Minha mãe tem 81 anos. Não mexe com aplicativo, não faz nada disso. A gente nunca imaginou que uma foto fosse causar tanto prejuízo.”
Como se proteger
A advogada reforça a necessidade de cuidados redobrados, especialmente por parte de idosos e pessoas vulneráveis:
- Não permita que desconhecidos tirem sua foto ou imagem do seu rosto;
- Desconfie de serviços gratuitos que exigem qualquer tipo de registro biométrico;
- Sempre verifique se a empresa realmente existe e está autorizada a realizar o serviço;
- Em caso de suspeita de golpe, acione imediatamente a Polícia e comunique o banco.
A equipe da reportagem seguirá acompanhando o caso e trará atualizações conforme a investigação avance.
Comentários