Estudante de Olinda vence concurso que elegeu identidade visual 2025 da Viradouro
Brunna Félix do Carmo, da EREF Argentina Castello Branco, agora fará parte da Equipe de Criação da escola de samba
Escute essa reportagem
A estudante Brunna Félix do Carmo, da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Argentina Castello Branco, localizada em Olinda, foi a vencedora do concurso que elegeu a identidade visual do enredo 2025 da escola de Samba Unidos do Viradouro, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Ela agora fará parte da Equipe de Criação da agremiação e acompanhará o desfile na Marquês de Sapucaí.
O concurso foi aberto para todas as escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. A ideia era que os alunos criassem uma ilustração com o símbolo do próximo enredo da Viradouro, que será “Malunguinho, o mensageiro de três mundos”. A marca criada por Brunna vai estampar todas as plataformas, elementos e materiais da escola de samba carioca.
“Estou radiante de felicidade e completamente surpresa. Meu coração chega a transbordar de alegria. Sempre vejo os desfiles das escolas de samba do Rio pela TV, mas nunca imaginei que um dia estaria aqui vivendo isso. É um misto de emoções maravilhosas que me fazem sorrir sem parar“, relatou Brunna Félix, que esteve no barracão da Viradouro, no Rio, na última semana, para conhecer as dependências e os patrimônios da agremiação.
O ganho pedagógico do concurso foi grande. Desde o lançamento do edital do concurso, em abril, os estudantes puderam aprender sobre a figura de Malunguinho - entidade espiritual afro-ameríndia presente nos terreiros de diferentes religiões no Brasil, sobretudo no Nordeste - e seus corajosos atos libertários em favor dos povos escravizados em Olinda e região. Ao todo, 143 trabalhos foram enviados.
“A participação de Bruna e de todos os outros estudantes, professores e gestores demonstra o engajamento de nossas escolas em torno de um projeto multidisciplinar. A escolha do desenho dela não apenas reconhece seu talento artístico, mas também incentiva seu crescimento pessoal, sua autoconfiança e de tantos outros que se veem nela por serem estudantes de escola pública“, destaca o coordenador geral de educação integral e profissional da GRE Metronorte, Wanderson José Oliveira.
Comentários