Estudante pernambucano pede ajuda para disputar mundial de xadrez na Itália
João Miguel Borba, de 17 anos, se classificou para o mundial mas não sabe se terá dinheiro para a viagem
Escute essa reportagem

Atualizada às 20h52
O estudante João Miguel Borba, de 17 anos, morador de Camela, distrito de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, se classificou para disputar o Mundial de xadrez categoria sub 18 na Itália, depois de terminar a etapa nacional, disputada em maio, no Rio Grande do Norte, em 3° lugar.
João Miguel é aluno do terceiro ano do Ensino Médio e começou a jogar xadrez aos 12 anos de idade. Neste sábado (28) ele se consagrou campeão do escolar de xadrez, da Federação Pernambucana de Xadrez, categoria sub 18.

O problema é que o Mundial começa no próximo dia 12 de novembro e, há poucos dias do campeonato, ele ainda não tem os recursos suficientes pra custear a viagem. Adeilton Ferreira, presidente do Clube de Xadrez Camelense, e professor de João Miguel, calcula que a viagem custará cerca de R$ 21 mil.
"A Prefeitura de Ipojuca prometeu ajudar com parte do custo da viagem mas para viabilizar a participação de João Miguel na Itália chegamos até a fazer um empréstimo para garantir as passagens", diz o professor.
Os amigos de João Miguel apostam agora numa vaquinha virtual, para arrecadar fundos e levar o pernambucano de Ipojuca a disputar o título do Mundial de Xadrez.
O Pix para ajudar João Miguel é: 81 98733-8546
Comentários