X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Padre Fábio de Melo vai gravar DVD no Recife

Entre fé e superação, religioso estará no Recife para marcar seu recomeço após a depressão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Padre Fábio de Melo vai gravar DVD no Recife
Padre Fábio de Melo: “Recife será o nosso berçário” |  Foto: Divulgação

O Marco Zero de Recife vai se transformar em um lugar de renascimento. Pelo menos é assim que o padre Fábio de Melo enxerga a cidade que escolheu para gravar seu novo DVD. “Recife será o nosso berçário, a nossa maternidade. No dia 6 de março de 2025, a partir das 19 horas, quem estiver comigo lá vai renascer também”, anunciou na Rádio Olinda FM, na primeira entrevista exclusiva que deu ao jornalista Ivanildo Silva após um retiro de 15 dias para descansar e cuidar da sua saúde mental.

O show, que será registrado em vídeo um dia depois da Quarta-feira de Cinzas, acontecerá no ponto histórico onde a cidade nasceu. Não por acaso. Para o sacerdote, que tem atravessado momentos difíceis nos últimos tempos, o palco escolhido tem um significado profundo.

“Nós estamos indo porque precisamos de um marco zero. Estamos começando de novo. Estamos renascendo”, afirmou, durante entrevista ao jornalista Ivanildo Silva, Diretor Geral da Rádio Olinda e missionário e porta-voz da Comunidade Obra de Maria, que atualmente faz a gestão da rádio católica pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife.

Noite em que se sentiu amado

A escolha do local e o desejo de recomeço estão intimamente ligados a um momento em que o padre Fábio viveu em Pernambuco, em janeiro de 2025. Durante sua participação na celebração dos 35 anos da Obra de Maria, ele abriu o coração sobre a luta contra a depressão, diante de mais de 40 mil pessoas, que lotaram o estádio da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

“Eu me encorajei a contar porque olhei nos olhos daquelas pessoas e encontrei amor. A gente só mostra a nossa alma quando se sente amado. E naquela noite eu me senti muito amado”, revelou.

A reação do público foi um abraço coletivo. O estádio lotado o acolheu não apenas como padre, mas como ser humano.

“Ali, quando eu disse, o povo acolheu. Não como um padre que estava falando, mas como um ser humano pedindo ajuda”. O momento foi um divisor de águas. Ao compartilhar sua dor, o sacerdote se comprometeu publicamente e consigo mesmo:

“Se eu passo calado, fico quase que no direito de não procurar ajuda. Mas quando digo publicamente que estou fragilizado, de alguma forma, eu reconheço que preciso me tratar”.

O peso da depressão

A sinceridade do padre Fábio de Melo escancarou um tema ainda cercado de preconceitos. “Muitas pessoas passam pelos problemas psíquicos sem coragem de pedir ajuda. Primeiro porque há um preconceito terrível contra a doença psiquiátrica”, explicou.

O padre comparou o tratamento da depressão ao de qualquer outra doença física. “A gente toma remédio para o coração quando ele não funciona direito. A gente toma remédio para a pressão arterial. Mas tem medo de tomar remédio para o cérebro”.

Ele alertou para a gravidade do problema: “Às vezes, a gente se acostuma a uma tristeza que se prolongou demais. A depressão é a intoxicação do cérebro. Precisamos desintoxicá-lo com hábitos saudáveis, alimentação, mas também com medicação. O remédio ajuda a retirar o peso que o cérebro está levando”.

Com a coragem de quem já enfrentou batalhas silenciosas, ele também revelou a profundidade da sua dor. “Há um mês, eu não pensava em outra coisa a não ser retirar minha vida. E não era falta de Deus. Eu tenho Deus de sobra. Mas era falta de sentido para a vida. No meu caso, é químico. Não é só uma questão de fé”.

Fé e terapia: um caminho de cura

A fé, segundo ele, tem papel fundamental no enfrentamento da depressão, mas também precisa se aliar ao tratamento médico. Ele lembrou que religiosos conhecidos pela Igreja Católica enfrentaram períodos de depressão, como João da Cruz, Frade Carmelita que compôs o poema “Noite Escura”, e Teresa de Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesus, que sofreu muito com acusações e perseguições em vida.

“Jesus chorou diante da morte de Lázaro. Sentiu medo... A fé não nos priva de viver os processos humanos. Doença psíquica não é frescura. Pode matar”.

O sacerdote destacou a importância de fechar ciclos para evitar que dores mal resolvidas se transformem em doenças psíquicas.

“Se você não sofre o que tem que sofrer, você não se cura. Mais cedo ou mais tarde, aquela dor vai vir de outro jeito. Às vezes, a gente chora sem motivo. Quem disse que é sem motivo? São razões inconscientes que não enfrentamos e depois ficamos doentes”.

Marco Zero: um recomeço

Depois de uma fase turbulenta, o projeto do DVD se tornou ainda mais significativo. “Agora, com essa depressão (que tive), com essa quase morte, o Marco Zero se tornou o lugar ideal para o registro do nosso novo trabalho”, afirmou.

O show no Recife contará com uma estrutura grandiosa, aproveitando a logística do Carnaval da cidade.

“O prefeito João Campos gentilmente nos cedeu a estrutura, o palco, a luz. Vamos levar apenas nossa programação visual. Está sendo lindo o trabalho que está sendo feito”. O padre também aproveitou para agradecer à governadora Raquel Lyra e frisou que ambos ficaram felizes quando ele escolheu gravar o DVD na capital.

Além disso, o evento será gratuito e sem áreas exclusivas. “Eu tenho pavor de área VIP. Pavor de gente privilegiada na frente enquanto o meu povo fica lá no fundo sem conseguir chegar perto”, declarou.

A gravação do DVD, para ele, é mais do que um espetáculo musical. É um convite ao renascimento. “Eu acho que todo mundo que está precisando renascer, de vez em quando, tem que ir lá no Marco Zero, respirar a energia daquele lugar e pensar: um dia essa cidade linda nasceu aqui. Eu quero nascer de novo aqui”.

Aos que lutam contra a tristeza, ele deixou um conselho: “Não fiquem sozinhos. Cerquem-se de pessoas que amam vocês. Aproveitem toda oportunidade para amar e ser amado. É assim que a gente vai espantando a tristeza e restituindo aquilo que nos falta”.

No dia 6 de março, ao lado do público, o padre Fábio de Melo pretende viver esse renascimento. “Nós temos um encontro marcado. Será o nosso novo nascimento. E eu quero convidar você para renascer comigo”.

Serviço:

Lançamento do DVD

Quando: 6 de março

Onde: Marco Zero, Bairro do Recife

Horário: 19 horas

Quanto: Evento gratuito

Idade: Para todas as idades

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: