9ª Sinfonia de Beethoven com o Grande Coro do CPM e a Orquestra Sinfônica do Recife
Espetáculos gratuitos celebram a fraternidade universal e a alegria da humanidade

No último mês do ano, o Grande Coro do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), dirigido e preparado vocalmente por Hadassa Rossiter, se une aos instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Recife para interpretar a 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, sob a regência do maestro Lanfranco Marcelletti Jr. (Veja o significa a obra mais abaixo)
As apresentações gratuitas estão agendadas para os dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel, e no dia 15, às 19h, na Praça do Arsenal da Marinha.
Os ingressos (simbólicos) para as apresentações no teatro podem ser adquiridos através do aplicativo Conecta Recife ou na bilheteria do local. O Consulado Geral da Alemanha é parceiro dessa iniciativa, que conta com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Biblioteca Pública do Estado.
A 9ª Sinfonia destaca-se como uma das obras mais relevantes da história da música, introduzindo pela primeira vez coro e solistas nessa formação orquestral. Os solistas convidados para essas apresentações são Lina Mendes, Lara Cavalcanti, Enrique Bravo e Sávio Sperandio, renomados no cenário nacional e internacional.
Qual a simboligia da 9ª Sinfonia de Beethoven?
A Nona Sinfonia de Beethoven, concluída em 1824, é uma das composições mais famosas e reverenciadas na história da música clássica.
A sinfonia é notável por vários motivos, sendo o mais proeminente o fato de ser a primeira sinfonia a incorporar vozes vocais em um movimento final coral.
O quarto movimento, conhecido como "Ode à Alegria" ("An die Freude" em alemão), utiliza um poema escrito por Friedrich Schiller. Este poema celebra a fraternidade universal e a alegria da humanidade.
A mensagem do "Ode à Alegria" é de otimismo, solidariedade e alegria, temas que ressoam ao longo de toda a sinfonia. A estrutura da obra compreende quatro movimentos, sendo o último movimento coral.
A Nona Sinfonia é uma expressão musical e lírica poderosa que transcende fronteiras culturais, sendo considerada uma obra-prima atemporal que captura a essência da condição humana.
SERVIÇO
Conservatório Pernambucano de Música e Orquestra Sinfônica do Recife apresentam Nona Sinfonia de Beethoven
Data: 13, 14 de dezembro, às 20h, no Teatro de Santa Isabel; e 15 de dezembro, às 19h, na Praça do Arsenal da Marinha.
Entrada: gratuita
Comentários