X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Grupo Baterias Moura anuncia nova fábrica focada em reciclagem e sustentabilidade

Com investimento de R$ 640 milhões, unidade industrial deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2024


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Grupo Baterias Moura anuncia nova fábrica focada em reciclagem e sustentabilidade
Nova fábrica será a sexta unidade do Grupo Moura em Pernambuco |  Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade divulgou que o grupo Baterias Moura anunciou uma nova planta – a sexta unidade em Pernambuco – com foco na reciclagem de baterias e metais. Para isso, a nova fábrica vai receber investimentos de R$ 640 milhões e deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2024.

Na semana passada, técnicos da Semas-PE e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) foram visitar o Complexo Industrial do grupo Baterias Moura, localizado em Belo Jardim, no agreste pernambucano.

“Temos em Belo Jardim uma empresa líder internacional no setor de baterias, que agora materializa que é possível unir o compromisso intelectual com o comprometimento ambiental muito forte. Isso dá ainda mais gás e mais força para demonstrarmos e cobrarmos dos outros que é assim que se faz Pernambuco crescer”, ressalta a secretária da Semas-PE, Ana Luiza Ferreira.

Logística Reversa

“Toda bateria comercializada é reciclada de alguma forma. Há mais de 35 anos trabalhamos dessa forma. Conseguimos reciclar o chumbo, que é cerca de 60% da composição da bateria e um metal que não se degenera”, ressalta Flávio Bruno, diretor de metais e sustentabilidade da Baterias Moura.

Além de conseguir reciclar o chumbo e o plástico, uma das metas da nova unidade é incluir o ácido sulfúrico no processo de reciclagem. Atualmente, o grupo apenas trata o material. “Com a nova fábrica, o ácido vai ser reaproveitado na produção das novas baterias”, explica o gerente industrial da Baterias Moura, Edgar Santos.

Programa Moura Carbono Zero

O complexo industrial da Baterias Moura, em Belo Jardim, possui 100% da energia renovável, principalmente eólica desde 2022. “Já conseguimos alcançar 30% da redução de emissão de gases de efeito estufa com a substituição do gás carbônico pelo oxigênio nos processos fabris”, enfatiza Emydio Clemente, engenheiro industrial da Metalúrgica Moura.

Um grupo de trabalho será criado na empresa para a realização de um projeto voltado para a descarbonização. Além disso, uma reserva ambiental de 347 hectares será estruturada em Belo Jardim. “Vamos preservar cerca de 35 nascentes e áreas de transição da Caatinga”, conta Eunice Castro, gerente de sustentabilidade da Baterias Moura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: