X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Em megaoperação, Suape registra desembarque recorde de carros elétricos chineses

É a maior operação de importação de automóveis já registrada pelo hub de veículos do porto


Imagem ilustrativa da imagem Em megaoperação, Suape registra desembarque recorde de carros elétricos chineses
Navio da BYD atracou pela primeira vez no Brasil |  Foto: Divulgação

O Porto de Suape registrou mais um recorde no Hub de Veículo, com o desembarque de 5.459 automóveis de modelos variados da BYD, gigante mundial chinesa na fabricação de automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. O navio Explorer Nº 1 BYD, construído pela própria empresa, atracou em Suape na segunda-feira (27).

A megaoperação durou 48 horas e envolveu dezenas de trabalhadores. Essa é a maior operação de veículos importados já registrada na história do atracadouro, que tem 45 anos de fundação e configura como o sexto porto público mais movimentado do país.

Os detalhes da megaoperação foram anunciados na manhã desta terça-feira (28) durante entrevista coletiva. Os presentes acompanharam a operação de desembarque dos veículos elétricos e conheceram as instalações da embarcação, que tem capacidade para transportar 7 mil automóveis.

“A escolha do Porto de Suape como porta de entrada para os carros elétricos da BYD é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma operação gigante e contínua que vai se repetir nos próximos meses, representando um incremento muito positivo para Pernambuco e para o Nordeste”, disse o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

“Estamos felizes pelo Explore Nº 1 BYD chegar, pela primeira vez, em solo brasileiro, representando o nosso avanço no setor do transporte e nossa expansão em mercados estrangeiros”, declarou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

Essa é quarta operação da BYD no atracadouro pernambucano, sendo a primeira no modelo ro-ro (carga embarcada e desembarcada de um navio utilizando as suas próprias rodas, incluindo automóveis, caminhões, tratores e reboques, ou com o recurso a plataformas específicas munidas de rodas). A primeira movimentação foi em 15 de abril, com 1.972 unidades. A segunda, em 1º de maio, com o desembarque de 695 veículos. A terceira ocorreu em 14 de maio, com 1.722 unidades.

Todos os modelos desembarcados no Terminal de Contêineres de Suape (Tecon) foram transportados da China até Suape em contêineres adaptados e em flat rack (equipamento usado para transporte ou armazenagem de cargas com excesso de altura e/ou largura).

Os automóveis permanecerão armazenados nos Pátios Públicos de Veículos de Suape até que liberação e trâmites alfandegários sejam concluídos. Após essa etapa, os veículos seguem destino para concessionárias do Nordeste e de outras partes do país.

Hub movimentado

O Hub de Veículos do Porto de Suape é o mais movimentado do Norte/Nordeste. Em 2023, registrou crescimento de 42% nas operações em relação ao ano anterior, totalizando 80.705 unidades, entre exportação, importação e transbordo. A estimativa para 2024 é de ultrapassar a marca de 100 mil unidades. Em 2022, a alta foi de 19% em relação a 2021, com a entrada/saída de 56.936 unidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: