Suspeito tenta fugir após cadela Alaska localizar droga no Aeroporto dos Guararapes
Animal sinalizou a possível presença de droga na bagagem, que, ao ser aberta, revelou seis tabletes de substância pastosa
Escute essa reportagem

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante, no dia 2 de julho de 2025, um homem de 27 anos por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. A apreensão ocorreu após a cadela farejadora Alaska, da raça pastor alemão, indicar a presença de entorpecente na mochila do suspeito.
Durante fiscalização de rotina, policiais notaram nervosismo e inquietação do passageiro, natural de Rio Branco (AC), que não soube informar detalhes sobre sua estadia no Recife.
Após ser submetido a entrevista, Alaska sinalizou a possível presença de droga na bagagem, que, ao ser aberta, revelou seis tabletes de substância pastosa, confirmada como pasta base de cocaína em teste narcotécnico.
O total apreendido foi de 3,4 quilos de cocaína. Além da droga, foram apreendidos passagem aérea e celular. O suspeito tentou fugir, mas foi contido pela equipe policial.
Em depoimento, ele afirmou ter pego a droga em Rio Branco e que a entregaria no Recife, sem detalhar quem o contratou, apenas mencionando contato por aplicativo de mensagens. O preso disse que aceitou o transporte pela necessidade financeira, já que sua companheira está grávida de seis meses.
Após a prisão, ele foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal, autuado pelo crime de tráfico de entorpecentes (artigo 33 da Lei nº 11.343/2006) e passará por audiência de custódia.
A pena prevista para o crime varia de 5 a 15 anos de reclusão. O preso também realizou exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML).
Comentários