Recife e Olinda celebram Dia de Reis nesta terça-feira (6)
Eventos no Pátio de São Pedro e na Casa da Rabeca marcam o encerramento do ciclo natalino e o início oficial dos preparativos para o Carnaval 2026
O Recife renova, nesta terça-feira (6), uma de suas celebrações mais emblemáticas: a Queima da Lapinha. O rito, que acontece tradicionalmente no Dia de Reis, simboliza o fechamento das festividades natalinas e a transição da cidade para o ciclo carnavalesco. O evento contará com um cortejo de 15 pastoris e três orquestras, percorrendo as ruas do centro histórico.
Roteiro e concentração
A programação tem início às 16h, com concentração na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares. De lá, o cortejo segue pela Avenida Dantas Barreto, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com destino final no Pátio de São Pedro, onde ocorrerá a cerimônia da queima.
Nesta edição, o homenageado é o Pastoril Menino Jesus da Vovó Bibia. Fundado em 1986, o grupo é um pilar da resistência cultural no bairro de Casa Amarela. Convidados Especiais são o Bloco da Saudade e Inclusão Cia de Dança.
Tradição e simbolismo
Introduzida no Brasil pelos jesuítas no século XIX, a Queima da Lapinha remete à manjedoura de Jesus e à visita dos Reis Magos. A estrutura, confeccionada com folhagens secas e incensos, é consumida pelo fogo como um ato de purificação e renovação de votos.
Como manda o costume, o público presente poderá escrever pedidos e agradecimentos em pequenos papéis, que são depositados na Lapinha antes da incineração, simbolizando as esperanças para o ano de 2026.
Serviço: Queima da Lapinha 2026
Data: 6 de janeiro (terça-feira)
Horário: A partir das 16h
Concentração: Rua Nova (em frente à Igreja da Conceição dos Militares)
Percurso: Av. Dantas Barreto até o Pátio de São Pedro
FESTA DE REIS TAMBÉM EM OLINDA
A Casa da Rabeca realiza a 30ª edição da sua Festa de Reis, nesta terça-feira (06), a partir das 18h, com apresentações culturais gratuitas.
Este ano, participam da festa o Pastoril da escola da tradição de Aliança, estreando no palco da Casa da Rabeca; o Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda, convidando mestres de Cavalo Marinho, entre eles Fabinho Soares e Brenno, ambos de Condado, Zona da Mata de Pernambuco. A animação ainda contará com Dinda Salú e o seu Forró de Rabeca.
O acesso ao evento é gratuito, com realização da Casa da Rebeca e apoio da Prefeitura de Olinda. O espaço conta com amplo estacionamento, gratuito, e segurança, além de área gastronômica.
Festa de Reis – 30 anos
Quando: Terça-feira, 06 de janeiro, 18h
Onde: Casa da Rabeca - Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda
Entrada gratuita
Mais informações: 55 81 9-9606-0181 | @casadarabeca
https://www.casadarabeca.com.br
Comentários