X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Neste final de semana tem Feira Japonesa, no Recife Antigo

Tradicional encontro anual de cultura japonesa acontece neste sábado (23) e domingo (24) no Bairro do Recfe


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Neste final de semana tem Feira Japonesa, no Recife Antigo
A feira será realizada nas Ruas do Bom Jesus, Observatório e da Guia, e deve atrair cerca de 25 mil pessoas |  Foto: Arquivo/Divulgação

Nestes sábado (23) e domingo (24), as Ruas do Bom Jesus, Observatório e da Guia serão o palco da XXVIII Feira Japonesa do Recife, que celebra, pela primeira vez, dois dias de atividades voltadas para a cultura japonesa, no coração do Recife Antigo. Com um extenso programa cultural, o evento, promovido pela Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej), contará com apresentações musicais, pratos típicos da culinária japonesa, oficinas e apresentações artísticas. São esperadas, aproximadamente, 25 mil pessoas ao longo dos dois dias. A Universidade Federal de Pernambuco terá uma presença marcante com estandes e atividades que promovem a saúde, sustentabilidade, bem-estar e a rica cultura japonesa, criando um espaço para o intercâmbio cultural e acadêmico entre a Universidade e a comunidade.

O tema de 2024 é “Mottainai”, um conceito japonês que inspira gratidão pelos recursos e convida ao consumo consciente e sustentável. “Mottainai” é um chamado à preservação e ao respeito pelo meio ambiente, reforçando a importância da sustentabilidade no cotidiano. A feira também comemora os 40 anos da Anbej, refletindo o legado de cooperação e intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.

"MOTTAINAI"

No sábado, a partir das 14h, haverá estandes na Rua do Bom Jesus e a realização de um fórum especial. A UFPE promoverá o Fórum “Mottainai: Promovendo Saúde e Desenvolvimento Sustentável”, das 14h às 18h, na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, nº 230. Esta é uma oportunidade única para debater temas contemporâneos e fortalecer a compreensão das relações culturais entre os dois países. O fórum tem como foco principal o debate sobre formas de integrar poder público, academia e sociedade civil em ações que promovam o espírito de Mottainai na cidade. A essência desse fórum está apresentada na Carta do Recife, proposta que poderá ser ajustada ao final do evento .A partir das 17h, a noite será dedicada à gastronomia japonesa e a apresentações musicais.

A programação do evento no domingo (24) ocorrerá das 10h às 20h, com a tradicional feira e atividades culturais para todas as idades. As atrações do palco iniciarão às 11h, com a Abertura Oficial sendo realizada às 11h30. Neste ano, a atração especial é o Grupo Kaito, de São Paulo, e, além disso, haverá apresentações do Grupo Ren Taiko Recife, Grupos de Anison, desfile de cosplay, karaokê, demonstrações de artes marciais, e as finais dos Campeonatos de Hashi e Kendama (bilboquê).

Durante os dois dias de evento, o público poderá participar de oficinas de origami, ikebana (arranjos florais), furoshiki (técnica de embrulho com tecido), mangá, e outros. Diversas barracas com pratos típicos japoneses e produtos artesanais estarão distribuídas pelo espaço, proporcionando uma experiência completa da cultura nipônica.

Mais informações no Instagram do evento @feirajaponesadorecife

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: