Neste final de semana tem Feira Japonesa, no Recife Antigo
Tradicional encontro anual de cultura japonesa acontece neste sábado (23) e domingo (24) no Bairro do Recfe
Escute essa reportagem
Nestes sábado (23) e domingo (24), as Ruas do Bom Jesus, Observatório e da Guia serão o palco da XXVIII Feira Japonesa do Recife, que celebra, pela primeira vez, dois dias de atividades voltadas para a cultura japonesa, no coração do Recife Antigo. Com um extenso programa cultural, o evento, promovido pela Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej), contará com apresentações musicais, pratos típicos da culinária japonesa, oficinas e apresentações artísticas. São esperadas, aproximadamente, 25 mil pessoas ao longo dos dois dias. A Universidade Federal de Pernambuco terá uma presença marcante com estandes e atividades que promovem a saúde, sustentabilidade, bem-estar e a rica cultura japonesa, criando um espaço para o intercâmbio cultural e acadêmico entre a Universidade e a comunidade.
O tema de 2024 é “Mottainai”, um conceito japonês que inspira gratidão pelos recursos e convida ao consumo consciente e sustentável. “Mottainai” é um chamado à preservação e ao respeito pelo meio ambiente, reforçando a importância da sustentabilidade no cotidiano. A feira também comemora os 40 anos da Anbej, refletindo o legado de cooperação e intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.
"MOTTAINAI"
No sábado, a partir das 14h, haverá estandes na Rua do Bom Jesus e a realização de um fórum especial. A UFPE promoverá o Fórum “Mottainai: Promovendo Saúde e Desenvolvimento Sustentável”, das 14h às 18h, na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, nº 230. Esta é uma oportunidade única para debater temas contemporâneos e fortalecer a compreensão das relações culturais entre os dois países. O fórum tem como foco principal o debate sobre formas de integrar poder público, academia e sociedade civil em ações que promovam o espírito de Mottainai na cidade. A essência desse fórum está apresentada na Carta do Recife, proposta que poderá ser ajustada ao final do evento .A partir das 17h, a noite será dedicada à gastronomia japonesa e a apresentações musicais.
A programação do evento no domingo (24) ocorrerá das 10h às 20h, com a tradicional feira e atividades culturais para todas as idades. As atrações do palco iniciarão às 11h, com a Abertura Oficial sendo realizada às 11h30. Neste ano, a atração especial é o Grupo Kaito, de São Paulo, e, além disso, haverá apresentações do Grupo Ren Taiko Recife, Grupos de Anison, desfile de cosplay, karaokê, demonstrações de artes marciais, e as finais dos Campeonatos de Hashi e Kendama (bilboquê).
Durante os dois dias de evento, o público poderá participar de oficinas de origami, ikebana (arranjos florais), furoshiki (técnica de embrulho com tecido), mangá, e outros. Diversas barracas com pratos típicos japoneses e produtos artesanais estarão distribuídas pelo espaço, proporcionando uma experiência completa da cultura nipônica.
Mais informações no Instagram do evento @feirajaponesadorecife
Comentários