Neoenergia flagra frigorífico em Afogados desviando energia pela segunda vez
Comércio já havia sido autuado em outubro do ano passado por furto de energia e dessa vez praticou desvio ainda maior
Escute essa reportagem

A Neoenergia Pernambuco identificou, pela segunda vez, desvios de energia elétrica em um frigorífico localizado no Bairro de Afogados, no Recife. As equipes técnicas da concessionária estiveram no estabelecimento e constataram a irregularidade no medidor.
A área de inteligência da empresa identificou sinais de desvio e disparou a ação de fiscalização, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica do estabelecimento comercial, segundo a Neonergia. A inspeção confirmou que o local estava consumindo energia sem passar pela medição.
Em outubro do ano passado, a mesma empresa foi flagrada ao desviar cerca de 125 mil kWh de energia, quantidade suficiente para abastecer mais de 1000 casas por 30 dias, de acordo com a Neoenergia.
Desta vez, o desvio de energia foi bem maior. Segundo cálculos realizados pelas equipes técnicas da Neoenergia, o volume desviado foi de 365.877,15 kWh. Este acúmulo poderia energizar cerca de 2.439 residências por 30 dias.
As duas autuações juntas ultrapassam 491 mil kWh, apenas neste ano, o que daria para atender mais de 3.273 casas por um mês. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico.
“É fundamental enfatizar para todos os clientes que cometem o ato ilegal de que estamos atentos ao consumo irregular de energia e atuando fortemente neste sentido. Irregularidades como essa configuram crime e prejudicam toda a sociedade, independentemente da região, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação”, relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.
COMO DENUNCIAR
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Os desvios de energia prejudicam todos os clientes porque parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a distribuidora reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou através do site https://www.neoenergia.com/web/pernambuco/sua-casa/canais-de-atendimento
Comentários