Navio que transportava carga para a ilha de Fernando de Noronha afunda
Informação foi confirmada pela Capitania dos Portos de Pernambuco
Escute essa reportagem
Matéria atualizada às 11h24 e às 11h36
A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Pernambuco, informou que tomou conhecimento, na noite desta sexta-feira (10), do naufrágio do navio de transporte de carga “Topa Tudo Noronha” a aproximadamente três milhas náuticas (cerca de cinco quilômetros) da Praia de Casa Caiada, em Olinda.
Assim que foi informada do acidente, a Marinha acionou a estrutura do Salvamar Nordeste, equipe de busca e salvamento que atua no litoral pernambucano. Segundo a Capitania dos Portos sete tripulantes que se encontravam a bordo do navio naufragado foram resgatados por uma lancha de apoio e estão em bom estado de saúde.
A Capitania dos Portos vai apurar as causas e condições que resultaram no afundamento do navio.
HISTÓRICO
Em setembro do ano passado, outro naufrágio de navio de carga que atendia a Ilha de Fernando de Noronha, o "Concórdia", deixou cinco tripulantes mortos. A navegação entre Recife e Fernando de Noronha acontece em mar aberto, numa distância de 294 milhas náuticas (540 km), um percurso que pode durar mais de 24 horas e que tem registrado vários naufrágios na última década. Segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante, publicado no site da entidade, nos últimos anos foram registrados os seguinte naufrágios de navios de carga na rota Recife-Nornha: Poty Boat (2016), Além-Mar (2016), Navemar XII (2017), Jaqueline 2 (2018), Ekos Noronha (2019), Navegantes (2022) e Thais IV (2022).
O QUE DIZ A EMPRESAA empresa Além Mar Transportes, proprietária do barco de carga Topa Tudo Noronha, disse através de nota que lamenta o acidente e dá mais informações. A empresa disse que o barco saiu do Recife , às 15h30, com destino a Fernando de Noronha, com carga de alimentos, bebidas e materiais de construção abaixo da capacidade máxima exigida, vistoriado pela Marinha, com manutenção e licenças em dia. O barco afundou por volta de 23h, a empresa mandou socorro imediato e a Marinha foi informada do acidente.
Ainda segundo a empresa, a tripulação, formada por sete tripulantes, "viajava de forma regular e foi resgatada com vida, por um barco de salvamento enviado pela empresa. Um dos tripulantes teve ferimento leve e está bem", pontua a nota. A empresa disse ainda que a causa que provocou o acidente será investigada.
Comentários