Mais de 200 celulares são devolvidos a vítimas; polícia alerta sobre receptação
Programa Recupera permite devolução de aparelhos roubados ou furtados por meio de cruzamento de dados e envio de mensagens via WhatsApp
Escute essa reportagem

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) iniciou, nesta terça-feira (15), a devolução de mais de 200 celulares a vítimas de roubos e furtos no estado. Os aparelhos foram localizados por meio de duas ferramentas digitais da Polícia Civil: o Alerta Celular, já existente, e o Programa Recupera, lançado recentemente com apoio do governo estadual.
O novo sistema cruza dados de registros de boletins de ocorrência com bancos de informações e detecta aparelhos ainda ativos, que continuam em uso mesmo após terem sido denunciados como roubados, furtados ou extraviados.
"Este daqui foram 201 mensagens para os reais proprietários virem buscar os aparelhos. No futuro, a gente espera que a gente aumente cada vez mais essa quantidade de aparelhos a serem devolvidos", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha.
O delegado explicou que o sistema funciona em duas etapas: primeiro, a polícia envia uma mensagem por WhatsApp para o celular que está sendo utilizado indevidamente. “A gente sugere que a pessoa que está portando esse aparelho se direcione a uma unidade da Polícia Civil para que seja analisada as circunstâncias dessa utilização”, explicou.
Registro de Boletim de Ocorrência é necessário para devolução do celular
Caso a pessoa compareça espontaneamente e devolva o celular, não há abertura imediata de procedimento criminal. "No segundo momento, como a gente já sabe com quem está, já localizou esse aparelho sendo utilizado, a gente vai fazer uma busca ativa", completou.
Uma jovem moradora de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, relatou à reportagem que foi surpreendida com a ligação da Polícia Civil, após dois anos do roubo do seu celular. "Recebi um contato pelo outro telefone e fui chamada para buscar o aparelho. Estava do mesmo jeitinho que perdi", contou.
Ela havia sido assaltada por dois homens que alegaram estar armados. O celular foi levado quando ela voltava para casa à noite. A devolução só foi possível porque a vítima prestou queixa na época.
Renato Rocha reforça a importância do registro formal. “A partir do evento, extravio, roubo, furto, com o registro do boletim de ocorrência, como você bem ressaltou, esse sistema do boletim de ocorrência se comunica com o sistema do alerta celular.”
Polícia entra em contato com o legítimo dono
Segundo o delegado, o Programa Recupera permite também alertar os usuários indevidos por WhatsApp e, em seguida, entrar em contato com os donos legítimos para agendar a entrega. “No caso de utilização indevida do aparelho, ela deve devolver espontaneamente o aparelho para que não precise responder em nenhum procedimento criminal”, disse.
A primeira grande entrega foi feita na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A ideia é que outras ações semelhantes aconteçam conforme mais aparelhos sejam localizados.
Para a Polícia Civil, o programa amplia a chance de devolução e funciona como prevenção à receptação de celulares. "Preocupada com a necessidade de ampliar essa possibilidade de localização do aparelho e entrega, devolução aos verdadeiros donos, a governadora Raquel Lyra nos solicitou e a gente implementou aqui no estado de Pernambuco", concluiu Rocha.
Comentários