Julho é o mês com maior presença de tubarões nas praias. Veja como prevenir ataques
Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões faz recomendações para os banhistas
Escute essa reportagem

Com informações de Luciana Queiroz, repórter da TV Tribuna
Julho é o período do ano com maior ocorrência de ataques de tubarões. Nesta época do ano a água do mar fica agitada e mais turva, com maior quantidade de matéria orgânica em suspensão, o que atrai os tubarões que buscam alimentação, e dificulta a visibilidade dos banhistas. Essa condição acende o alerta para risco de incidentes com tubarão.
Segundo o tenente-coronel Wagner Pereira, comandante do grupamento de bombeiros marítimo, os horários do início da manhã e do fim da tarde, logo após uma chuva e próximo a foz de rios, são locais e situações de maior risco nesta época do ano.
ESTATÍSTICA E ORIENTAÇÕES
Desde o ano de 1992, Pernambuco já registrou 79 incidentes com tubarões. Deste total 26 mortes foram registradas e, dessas, 11 casos aconteceram nos meses de julho. Os dados são do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit)
Para garantir um banho de mar mais seguro pra quem se arrisca a mergulhar neste período chuvoso, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões recomenda:
- Não entre no mar com cortes abertos, ferimentos ou algum tipo de sangramento
- Verifique se no trecho da praia em que você está existe sinalização indicando ser uma área de risco para aparecimento de tubarões
- Evite entrar na água usando jóias ou outros tipos de adereços brilhantes que possam chamar a atenção do animal
- Procure sempre locais com a presença de guarda-vidas, que podem fazer algum tipo de aviso ou orientação no caso de aparecerem tubarões no mar
- Evite entrar no mar depois de consumir bebida alcoólica
- Os banhistas devem frequentar locais cercados por arrecifes, que funcionam como barreiras naturais
As recomendações também ajudam a evitar afogamentos, e devem ser seguidas por todos, e principalmente, pelos pais que trazem os filhos para aproveitar as férias na praia. Para esses, as dicas são: sempre tenha as crianças à vista. Caso elas entrem na água, só o faça em áreas de água rasa e ao alcance da distância de um braço de um adulto.
Este ano, até agora, 150 placas que alertam sobre áreas de risco de ataque de tubarões foram substituídas por nova sinalização na faixa litorânea considerada mais crítica, que vai de Olinda, no Litoral Norte do Estado, até o Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul.
Daniel Coelho, secretário estadual de meio ambiente, reforça os alertas: "Pernambuco está há 2 anos e quatro meses sem registro de incidentes com tubarão. Onde existir a sinalização de área de risco, evite o banho nesses locais", enfatiza o secretário.
Comentários