X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Hospital da Restauração realiza primeira neurocirurgia robótica do Norte-Nordeste

Biópsia do tumor cerebral vai permitir análise e diagnóstico preciso para a paciente de 20 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Hospital da Restauração realiza primeira neurocirurgia robótica do Norte-Nordeste
|  Foto: Miva Filho/Secom PE

O Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, Área Central do Recife, realizou, nesta segunda-feira (27), a primeira neurocirurgia com o auxílio de um robô, a primeira do tipo no Norte-Nordeste. O procedimento, custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi uma biópsia estereotáxica de um tumor cerebral, em uma paciente de 20 anos, internada no setor de Neurocirurgia do HR.

Cerca de dez profissionais participaram da cirurgia. De acordo com o cirurgião responsável pelo procedimento, o médico Paulo Tadeu, a função do robô, que funciona como um braço auxiliar, na prática, foi fazer com que a agulha retirasse o material do local mais adequado.

“Fizemos a biópsia de uma lesão cerebral profunda, difícil. O robô foi muito importante para retirar pequenos fragmentos do tumor que estava localizado no cérebro da paciente. A partir da análise do material colhido, ela vai poder receber o tratamento adequado”, explicou o cirurgião.

Para o diretor geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima, ter esse pioneirismo, numa aplicação prática, como hoje, é importante por vários motivos. “Mostra a qualidade de assistência que o HR tem e consolida o hospital como um dos maiores centros formadores de neurocirurgiões do país”, afirmou.

O procedimento foi possível graças a uma parceria com a empresa Brainlab, que desenvolveu o equipamento, e com a Representa Materiais Cirúrgicos, que trouxe o neuronavegador (um GPS que orienta o neurocirurgião no posicionamento do instrumento) e o 'braço' robótico para o HR. O valor do equipamento completo pode chegar perto de 1,5 milhão de dólares.

Depois do procedimento, a paciente foi encaminhada para a Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia (Usan). O HR realiza, por mês, cerca de 850 cirurgias de pacientes de todo o estado e municípios de estados vizinhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: