X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Gripe na mira: Prefeitura do Recife amplia vacinação para crianças

Esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 30 dias


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gripe na mira: Prefeitura do Recife amplia vacinação para crianças
Trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos também podem receber o imunizante |  Foto: - Divulgação

Desde o início desta terça-feira (19), 170 salas e cinco centros de vacinação da rede municipal começam a aplicar doses para prevenção contra influenza para crianças de seis meses a menor de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacinação anual contra influenza é fundamental para garantir uma proteção contínua contra as cepas mais recentes do vírus da gripe. Sua composição é ajustada anualmente para se alinhar às cepas predominantes, devido à capacidade do vírus se modificar ao longo do tempo.

Além das crianças com até 5 anos e 11 meses, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos também podem receber o imunizante.

''É fundamental reduzir as chances de complicações, internações e óbitos, e a vacina contra influenza é segura e eficaz. Estamos abrindo toda a rede, incluindo centros de vacinação, para facilitar o acesso, e também oferecer a oportunidade de atualizar todo o calendário vacinal durante a visita aos postos'', informa a gerente do Programa de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.

Esta é a 26ª Campanha de Vacinação contra Influenza e a meta é vacinar 90% da população dos grupos prioritários até o fim da campanha, em 31 de maio de 2024.

"A gente pede que as pessoas que fazem parte do público-alvo compareçam até alguma unidade de saúde, ou nos cinco centros de vacinação, para receber o imunizante. É importante que a população saiba que a vacina contra gripe é muito importante, porque a influenza também é uma doença que pode se agravar, levando até o óbito", alerta Nádia Carneiro.

As vacinas estão atualizadas para as cepas H3N2 e o H1N1 (além deles, o imunizante traz proteção contra Influenza tipo B). Todos os grupos elegíveis estão aptos a tomar a dose, a menos que estejam com doença febris agudas, moderadas ou graves, além de confirmação de covid-19. Nessas situações, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

SINTOMAS E ORIENTAÇÕES – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos. Por isso, recomenda-se lavar as mãos regularmente e, se estiver com sintomas, fazer uso de máscaras.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação (CPF), a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como declaração de vínculo, crachás ou carteira de trabalho.

ONDE VACINAR - Além das 170 salas de vacinação espalhadas por toda a cidade, e que funcionam de segunda a sexta, há mais cinco centros de vacinação, abertos de domingo a domingo. São eles:

- Shopping Recife (9h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem

- Shopping RioMar (9h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina

- Shopping Tacaruna (9h às 19h): Av. Governador. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro

- Shopping Boa Vista (9h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista

- Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: