Esquadra japonesa chega ao Porto do Recife nesta terça-feira
Navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão, Kasima e Hatakaze, trazem 560 tripulantes. Veja a programação
Escute essa reportagem

A esquadra de treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão estará no Recife, depois de passagem pelo Rio de Janeiro. A visita dos japoneses se dá pelos 128 anos do Tratado de Amizade Comércio e Navegação, entre o Japão e o Brasil, e pela celebração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, dos quais 105 são na capital pernambucana.
No Recife a visita acontecerá no período de 22 a 24 de agosto. Os navios de treinamento “Kashima” e “Hatakaze”, trarão 560 membros da esquadra, sendo 160 guardas-marinha recém-formados na academia militar japonesa como aspirantes a oficial. Os navios não ficarão abertos a visitação do público mas os tripulantes cumprirão uma programação com alguns eventos abertos.
O cruzeiro de treinamento no exterior é realizado todos os anos desde 1957, e esta é a 67a viagem de instrução para marinheiros japoneses. Ao todo serão 149 dias de navegação, passando por oito países, tendo os seguintes portos de escala: Estados Unidos (Dutch Harbor, San Diego, Pearl Harbor), Canadá (Victoria), México (Manzanillo), Peru (Callao), Chile (Valparaíso), Argentina (Buenos Aires), Brasil (Rio de Janeiro, Recife) e Colômbia (Cartagena), estando de volta ao Japão no dia 20 de outubro deste ano.
PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
Estão programadas diversas atividades na capital pernambucana entre a força naval brasileira e a esquadra japonesa. Três atividades serão abertas ao público. Na terça-feira (22), às 16h00, haverá apresentação das Bandas da Marinha do Brasil e da Esquadra Marítima do Japão, com a participação especial do Grupo de Tambores “Ren Taiko Recife”. É no Shopping RioMar, bairro do Pina, Zona Sul do Recife, no piso L-3.
Ainda na terça, às 18h, haverá demonstração da arte marcial do judô, na Academia Nagai Rua Capitão Zuzinha, 605, Boa Viagem. E na quarta-feira (23) serão depositadas flores no busto do Almirante Tamandaré, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife Antigo, às 9h. A cerimônia poderá ser acompanhada pelo público.
Comentários