X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Curso gratuito de preservação do patrimônio acontece em Triunfo

As inscrições podem ser feitas on-line até 30 de março e as aulas iniciam em 08 de abril



Imagem ilustrativa da imagem Curso gratuito de preservação do patrimônio acontece em Triunfo
Cidade histórica do Sertão pernambucano vai receber curso destinado a educadores |  Foto: Divulgação/GuilhermeAndrade/PoemaComunicação

Uma formação que tem como principal missão disseminar ferramentas e conhecimento a respeito da importância da preservação dos patrimônios material e imaterial das cidades. Para isto foi desenvolvido o curso gratuito ‘Quem conhece, protege’, que acaba de abrir inscrições para a sua edição na cidade de Triunfo, Sertão do Estado, a 404 km do Recife. As aulas serão no próximo mês de abril e é possível realizar a inscrição de forma on-line até o dia 30 de março.

A formação tem como objetivo difundir nas escolas a temática da preservação patrimonial, através da qualificação de professores do ensino fundamental e médio, pedagogos e estudantes de pedagogia.

Realizado pela produtora Arkhé Cultural com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e apoio da Prefeitura de Triunfo, o curso vai compartilhar conhecimentos e ferramentas didático-pedagógicas relacionados às temáticas dos bens culturais, do patrimônio, da memória e da cidadania. A primeira edição do curso foi realizada na cidade de Arcoverde (PE), em outubro do ano passado.

INSCRIÇÕES

Em Triunfo, as aulas ocorrerão entre 08 de abril e 04 de maio e as inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site www.arkhecultural.com.br. O curso possui uma carga horária de 40h dividida entre encontros presenciais e on-line. Ao todo, 30 vagas serão disponibilizadas, sendo 20% delas ofertadas a pessoas com deficiência.

“O curso vem somar e traz aos ensinos fundamental e médio, através da formação de professores, um olhar específico para a questão do patrimônio. É uma forma de despertar nas gerações mais jovens o interesse pela preservação de sua própria memória. Conhecer os prédios históricos de sua cidade e se responsabilizar, enquanto cidadãos, pela preservação dos mesmos é uma demanda urgente. Vamos orientar como professores podem provocar essa temática com os alunos em sala de aula”, explica Jamille Barbosa, produtora cultural responsável pela Arkhé Cultural.

Além do público prioritário formado por professores do ensino fundamental e médio, também podem se inscrever pedagogos e estudantes de Pedagogia com residência em Triunfo e cidades vizinhas. A partir do curso, os participantes aprenderão a aplicar a temática da preservação do patrimônio de forma transversal, relacionando em sala de aula as práticas culturais e o exercício da cidadania.

PRÁTICA

O curso conta ainda com uma dinâmica chamada Arruar por Triunfo. Através dela, os alunos aplicam os conceitos aprendidos a partir de uma vivência prática de visitação aos principais edifícios ou casas que representam o patrimônio histórico-cultural da cidade. O percurso pelas áreas é desenvolvido de forma a incluir também a passagem por locais que manifestem as representações culturais que simbolizam o patrimônio imaterial de Triunfo.

O professor Thiago Nunes Soares irá conduzir a turma nesta imersão. Ele é mestre e doutor em História pelas universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), respectivamente, e possui formação em educação patrimonial.

Durante o curso, Thiago Nunes fará uma abordagem associativa com os conteúdos das disciplinas já trabalhadas em sala de aula como história, literatura, geografia e português. “A educação patrimonial é um dos fios condutores para a construção de identidades individuais e coletivas. Ela possibilita que a comunidade escolar se envolva no processo de identificação, valorização e preservação dos bens culturais. Assim, potencializa-se o engajamento social, a cidadania e a formação de uma consciência crítica para os estudantes e para os sujeitos e instituições que com eles se relacionam, como é o caso dos familiares, grupos culturais, entre outros”, resume o professor.

PATRIMÔNIO

Com um centro histórico reconhecido pelo seu belo casario, Triunfo possui prédios emblemáticos que integram o patrimônio material da cidade como é o caso do centenário Theatro Cinema Guarany, que acaba de completar 102 anos desde a sua fundação e é um dos cartões-postais do município, abrigando shows, apresentações teatrais e exibições de cinema.

O patrimônio imaterial também será abordado no curso que expõe aos alunos as manifestações locais como o tradicional Carnaval dos Caretas, a Orquestra Isaías Lima ou o Balé Popular de Triunfo, por exemplo, demonstrando como elas integram a formação do cidadão local.

ACESSIBILIDADE

As aulas contarão com acessibilidade para pessoas cegas e surdas ou ensurdecidas. Haverá os recursos de audiodescrição e intérprete de Libras. Do total de vagas, 20% serão reservadas para pessoas com deficiência. O Centro Pedagógico Dr. João Antas Florentino, ligado à Secretaria de Educação de Triunfo, oferece todos os requisitos para a acessibilidade física.

Sobre a Arkhé Cultural

A Arkhé Cultural é uma produtora que atua na realização de cursos e projetos desde 2017, em Pernambuco. Já realizou formações nas áreas de mediação cultural, acessibilidade e patrimônio em diversas cidades pernambucanas como Recife, Nazaré da Mata, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Arcoverde e Triunfo. Cerca de 200 profissionais das áreas de educação, produção cultural e patrimônio já realizaram os cursos e instituições como a Academia Pernambucana de Letras (APL), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PE) e a Fundação Gilberto Freyre já foram beneficiadas por seus projetos.

Serviço:

Curso ‘Quem conhece, protege’

Local: Centro Pedagógico Dr. João Antas Florentino – Secretaria de Educação de Triunfo (Praça Carolino Campos)

Inscrições: Até 30 de março pelo site www.arkhecultural.com.br

Quanto: Gratuito

Carga-horária: 40 horas

Período: 08/04 a 04/05

AGENDA DO CURSO:

08 a 12/04: Aula presencial no Centro Pedagógico Dr. João Antas Florentino (18h às 22h)

13/04: Aula de campo “Arruar por Triunfo” (8h às 12h e 13h às 17h)

23 e 30/04: Aulas síncronas on-line (18h às 22h)

04/05: Encerramento presencial com entrega de certificados (8h às 12h)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: