Com recursos federais, rede pública de Pernambuco recebe setor de Medicina Nuclear
Ao todo, 900 cintilografias podem ser realizadas agora no Procape
Escute essa reportagem
O novo setor de Medicina Nuclear do Pronto Socorro Cardiológico Universitário – Professor Luiz Tavares (Procape/UPE) - foi inaugurado nesta sexta-feira (10), com investimentos de R$ 4,2 milhões oriundos do Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde.
A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). A unidade passa a ser o único hospital público estadual que possui serviço. Ao todo, 900 cintilografias podem ser realizadas por mês, nos três turnos, representando um incremento de aproximadamente 500%.
A média atual é de 160 exames mensais. A cintilografia é uma técnica de imagem médica que faz uso de substâncias radioativas para criar imagens detalhadas de órgãos e tecidos internos do corpo. Esse procedimento é frequentemente utilizado na área de medicina nuclear para diagnosticar e avaliar diversas condições médicas
O espaço conta com duas salas, equipadas com duas câmaras cintilográficas. Os aparelhos permitem realizar exames de cintilografias diagnósticas do miocárdio, ósseas, além de pesquisa do corpo inteiro, paratireoides, renal, entre outros.
“O Procape é um hospital de altíssima qualidade, que tem formado gerações de cardiologistas, de pessoas dedicadas a essa área, fazendo Pernambuco ser referência no Brasil e no mundo. O investimento nos equipamentos permitirá exames especializados para um melhor atendimento às pessoas atendidas na unidade”, enfatizou Raquel Lyra.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal, destacou a importância da entrega do equipamento. “Esses são exames extremamente caros e de difícil acesso. Estamos muito felizes em poder entregar esse equipamento para o Estado”, pontuou.
“Temos um hospital de alta complexidade que consegue fazer diagnósticos mais precisos, isso faz com que, de fato, a universidade, junto ao Governo e a Secretaria de Educação, possa permitir uma assistência qualificada aos pacientes do SUS”, reforçou a reitora da Universidade de Pernambuco, Socorro Cavalcanti.
De acordo com o diretor do Procape, Ricardo Lima, a gestão também espera proporcionar uma formação em maior quantidade e qualidade dos procedimentos dos exames para os estudantes da graduação e médicos em Programa de Residência Médica, já que o hospital é universitário.
“Além da assistência que prestamos à população, também formamos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. O Procape tem uma grande importância na área médica da cardiologia, não somente para o estado de Pernambuco, mas também para o Norte-Nordeste.
Também estiveram presentes na solenidade a secretária executiva de Saúde, Bárbara Florêncio; o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti; a diretora executiva do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar; e o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil)
Saiba quais médicos se beneficiam ao receber resultados de exames de cintilografia
1) Cardiologia: A cintilografia cardíaca é frequentemente usada para avaliar o fluxo sanguíneo para o coração, a função ventricular e a presença de isquemia.
2) Endocrinologia: exames de cintilografia podem ser utilizados para avaliar a função da tireoide, paratireoide e glândulas adrenais.
3) Oncologia: A cintilografia é usada na detecção, estadiamento e monitoramento de tratamentos em pacientes com câncer. Pode fornecer informações sobre a localização e a extensão de tumores.
4) Reumatologia e Ortopedia: para avaliação de doenças do sistema musculoesquelético, como artrite, lesões ósseas e inflamações articulares.
6) Pneumologia: a cintilografia pulmonar pode ser útil na avaliação de problemas pulmonares, como embolia pulmonar, perfusão pulmonar e ventilação.
7) Neurologia: em algumas situações, a cintilografia cerebral pode ser utilizada para avaliar a circulação cerebral e a função cerebral em determinadas condições.
8) Medicina Nuclear: médicos nucleares, que têm treinamento específico na interpretação de imagens obtidas por técnicas nucleares, desempenham um papel fundamental na utilização e interpretação de exames de cintilografia.
9) Cirurgiões: em algumas situações, cirurgiões podem utilizar informações fornecidas por exames de cintilografia para orientar procedimentos cirúrgicos.
Comentários