X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Centro universitário abre inscrições gratuitas para casamento coletivo no Recife

Embora a cerimônia só ocorra no dia 11 de novembro, as inscrições para os casais já podem ser feitas até 15 de setembro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Centro universitário abre inscrições gratuitas para casamento coletivo no Recife
|  Foto: Divulgação

Mais um casamento coletivo está perto de acontecer no Recife.  O Centro Universitário UniFBV Wyden, por meio do seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), abriu as inscrições para o Casamento Comunitário 2023, um evento que beneficiará os casais que pretendem oficializar sua relação judicialmente, além de realizar o sonho de ter uma cerimônia que celebre a sua união. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

Embora a cerimônia só ocorra no dia 11 de novembro, as inscrições para os casais já estão abertas e podem ser feitas pelo Whatsapp do NPJ, cujo número é (81) 98196-7958, também disponível para esclarecer possíveis dúvidas de quem pretende se inscrever. 

Em relação ao processo burocrático, alguns documentos são necessários: certidão de nascimento ou certidão de divórcio atualizada (não pode estar plastificada, rasgada, rasurada, manchada ou muito desgastada); RG com CPF ou CNH (carteira nacional de habilitação); e comprovante de endereço (cada noivo deve apresentar o seu comprovante em nome próprio).

Junto ao NPJ, o 8º Cartório de Registro Civil de Afogados – RCPN (registro civil das pessoas naturais) vai se unir à iniciativa da cerimônia, buscando abranger as populações de todos os bairros do distrito (Afogados, Areias, Ibura-Cohab, Estrada Velha do Bongi, Jiquiá, Jordão, Ipsep Mangueira, San Martin, Imbiribeira e Jardim São Paulo).

Como forma de consolidar o seu caráter social, o Casamento Coletivo é um evento gratuito, resultante da colaboração entre várias entidades públicas e privadas, visando viabilizar a cerimônia e assegurar que as pessoas tenham a oportunidade de exercer o seu direito de formalizar suas uniões perante o sistema judiciário e a sociedade. O Casamento Coletivo democratiza um direito para aqueles que não dispõem dos meios financeiros para arcar com certos custos.

Para a professora de direito da UniFBV, Fabiana Leite, a ação do Casamento Coletivo vai além de garantir um benefício básico às famílias de baixa renda. Ela destaca que a universidade está cumprindo com a sua função social ao resgatar a autoestima dos noivos e companheiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: