CBTU monta esquema especial para torcedores após jogo do Santa Cruz na Arena
A circulação de trens na Linha Sul do Metrô do Recife também foi retomada neste sábado (30), após três dias de interrupção
Escute essa reportagem

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Recife) anunciou que terá operação especial neste sábado (30) por causa da partida entre Santa Cruz e América de Natal, marcada para as 19h, na Arena, em São Lourenço da Mata.
Durante o início do jogo, a empresa informou que vai monitorar o fluxo de passageiros por meio do sistema de câmeras instaladas nas estações. Caso seja registrada uma demanda maior de torcedores, novos trens poderão ser colocados em circulação.
Após o encerramento da partida, haverá reforço específico para atender à movimentação na Estação Cosme e Damião, ponto de maior concentração de torcedores. Trens reservas ficarão posicionados na Estação Camaragibe, prontos para entrar em operação e acelerar o escoamento do público.
De acordo com a CBTU, o funcionamento da Linha Centro seguirá normalmente das 5h às 23h. Já a Linha Sul também vai operar dentro do horário regular, até 23h, caso a operação esteja totalmente normalizada.
O esquema especial faz parte da estratégia da companhia para garantir maior segurança e fluidez no transporte público nos dias de jogos de grande público no Grande Recife.
Linha Sul retomada após três dias de interrupção
A circulação de trens na Linha Sul do Metrô do Recife foi retomada neste sábado (30), após três dias de interrupção. O trecho, que liga a Estação Recife ao terminal de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, ficou fora de operação desde a manhã da última quarta-feira (27), deixando dez estações fechadas até a reabertura às 5h de hoje.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo sistema, informou que a suspensão ocorreu em razão de falhas elétricas provocadas por curtos-circuitos na rede aérea.
De acordo com a estatal, cabos de alta tensão, com carga de 3 mil volts, se romperam e chegaram a despencar em alguns pontos da via. Por conta da gravidade do problema, a equipe técnica precisou realizar a recomposição completa da rede de energia antes de liberar a circulação dos trens.
Enquanto o serviço esteve paralisado, o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) colocou ônibus extras em quatro linhas para atender os usuários. Mesmo assim, a medida não foi suficiente para evitar transtornos: terminais lotados, veículos superlotados e espera acima do normal marcaram a rotina dos passageiros nos últimos três dias.
Comentários