X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Após ser achado em cisterna, corpo do cônego de Caruaru será sepultado nesta terça

Segundo a Diocese da capital do Agreste, ele era diretor do Instituto de Teologia São João Crisóstomo e pode ter tido um mal súbito


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Após ser achado em cisterna, corpo do cônego de Caruaru será sepultado nesta terça
Eronildo Manoel da Cruz era Vigário Episcopal para a Vida Consagrada e diretor do Instituto de Teologia São João Crisóstomo |  Foto: Reprodução/Diocese de Caruaru

O corpo do Cônego Eronildo Manoel da Cruz será sepultado na manhã desta terça-feira (13), após a Santa Missa das Exéquias, marcada para às 9h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque dos Arcos.

Cônego Eronildo foi encontrado morto na segunda-feira (12), dentro da cisterna da casa onde morava no bairro de Indianópolis.

Aos 60 anos, ele era Vigário Episcopal para a Vida Consagrada e diretor do Instituto de Teologia São João Crisóstomo. A principal suspeita é de "mal súbito", segundo informou a Diocese de Caruaru. A causa da morte será confirmada pela necrópsia.

Na semana passada, o padre havia procurado atendimento médico após registrar picos de pressão arterial. Ele foi medicado e orientado a passar por uma avaliação com cardiologista. Desde então, estava sob acompanhamento.

Em nota, a Diocese lamentou a perda e destacou a trajetória do cônego, que exerceu seu ministério com “zelo, fidelidade e espírito de serviço”.

A Igreja local ressaltou ainda sua contribuição pastoral e espiritual ao longo dos anos. “Deixou um legado de fé, serviço e doação”, afirmou a nota oficial.

“Unimo-nos em oração à sua família, amigos e a todos os fiéis que com ele partilharam a caminhada. Que o Senhor da vida o acolha em sua misericórdia infinita”, completou a Diocese.

O QUE DIZ A POLÍCIA?

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou o caso como morte a esclarecer por meio da 14ª Delegacia Seccional - Caruaru.

Isso acontece quando as primeiras diligências são realizadas e não há uma definição do que causou a morte. Se foi morte natural? Acidental? Violenta? (homicídio). Então, o corpo é encaminhado para o IML onde são realizadas perícias complementares (tanatoscópica, toxicológica, etc)

“De acordo com relatos, um homem de 60 anos foi encontrado sem vida dentro da cisterna de sua residência, no bairro de Indianópolis, em Caruaru. As investigações foram iniciadas e seguem em andamento até a completa elucidação do caso”.

O QUE SIGNIFICA CÔNEGO?

Todo cônego é um padre (presbítero), mas nem todo padre é cônego.

O título de "cônego" é geralmente concedido a padres que se destacaram por seus serviços à Igreja ou que fazem parte de um capítulo de cônegos, que é um grupo de sacerdotes com funções especiais ligadas à catedral de uma diocese.

Em algumas dioceses, é uma honraria vitalícia, um reconhecimento pelo trabalho pastoral, acadêmico ou administrativo.

O cônego não tem poder sacramental diferente dos outros padres, mas pode ter responsabilidades a mais — como assessoramento direto ao bispo ou participação em decisões sobre o governo da diocese.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: