X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Orientação às escolas é priorizar aulas nas quadras, ginásios e ao ar livre


O Conselho Estadual de Educação do Espírito (CEE-ES) divulgou, no Diário Oficial desta terça-feira (15), uma série orientações para o retorno das aulas presenciais nas escolas. As aulas presenciais foram suspensas em março, em função da pandemia do coronavírus no Espírito Santo. 

Uma das diretrizes é que as instituições de ensino priorizem as aulas em quadras, ginásios e ao ar livre. As medidas foram divididas em estruturais, de higiene, pedagógicas e de acolhimento.

Entre as estruturais, estão a organização dos horários e locais de entrada e saída das turmas e de horários alternativos para o uso de espaços coletivos como biblioteca, refeitório e laboratórios.

Imagem ilustrativa da imagem Orientação às escolas é priorizar aulas nas quadras, ginásios e ao ar livre
Estudantes em sala de aula |  Foto: Freepik

Já as orientações para o distanciamento social estão a suspensão temporária de jogos, competições, reuniões e comemorações e “evitar a entrada de pessoas externas ao corpo de funcionários (fornecedores, equipes de manutenção e outros) nos horários de realização de atividades presenciais”.

Outra diretriz é que as escolas orientem os familiares dos alunos para que estes só usem o uniforme da instituição no trajeto entre casa e escola. Outra orientação é para que os estudantes evitem “o uso de adereços como brinco, pulseira, anéis, etc. e usar preferencialmente o cabelo preso”.

As escolas devem reorganizar o calendário, “considerando objetivos de aprendizagens que foram definidos como essenciais, contemplando, no planejamento, diversas estratégias didáticas remotas e presenciais combinadas”.


Veja outras medidas:


  • Medidas estruturais

> Higienizar os artefatos (mesas, cadeiras, quadros, portas, corrimões, etc) utilizados pelos alunos e professores entre os turnos;
> Organizar os horários e locais de entrada e saída das turmas, com as devidas sinalizações, de modo a evitar quaisquer contatos entre as pessoas que chegam e que saem da escola;
> Dar preferência, quando possível, para utilização de espaços alternativos como, por exemplo, praças, parques, e para atividades de pesquisas virtuais em bibliotecas on-line, museus on-line, teatros on-line, para o desenvolvimento de atividades formativas e, dessa forma, reduzir a aglomeração no interior das instituições de ensino e das salas de aula;
> Disponibilizar água, sabão e álcool em gel 70% em diversos locais, como salas de aula, corredores, banheiros, entrada e saída da escola;
> Propiciar forma de aferição da temperatura de todos os alunos e profis-sionais, na entrada da instituição, por meio de termômetros infravermelho ou outros instrumentos que não envolvam contato corporal.

  • Medidas para o distanciamento social

> Organizar horários escalonados para entradas, saídas e intervalos, de forma a evitar aglomerações nos portões, corredores, pátios e espaços multiúsos;
Evitar a entrada de pessoas externas ao corpo de funcionários (fornecedores, equipes de manutenção e outros) nos horários de realização de atividades presenciais;
Permitir a entrada de alunos, professores, funcionários, somente com uso de máscara;
Disponibilizar máscaras para alunos que, porventura, não as tenham;
Sinalizar rotas nos espaços das escolas para que os alunos mantenham distância entre si;- Utilizar várias entradas da escola e divisão dos alunos, de acordo com a proximidade das salas;
Marcar lugares nos refeitórios, com espaçamento previsto pelos órgãos governamentais de saúde, e dispor de horário diferenciado para uso do espaço pelas turmas, para minimizar a movimentação durante o almoço;
Intensificar a higiene dos pratos, copos e talheres, e suspender, tempo-rariamente, o sistema de self-service.

  • Medidas de higiene

Promover campanhas para conscientização da higienização de materiais como roupas, sapatos, mochilas, bolsas e pastas; 
Orientar as famílias, quando for o caso, para que os materiais levados à escola pelos alunos venham higienizados de casa; 
Evitar o uso e reúso de lenços de pano e chupeta amarrada na fralda; 
Descrever e afixar medidas educativas em linguagem e comunicação adequadas ao público;
Orientar para que cada estudante traga e utilize sua própria garrafa de água, utilizando os bebedouros comuns apenas para encher essas garrafas novamente;
Orientar que as garrafas de água dos estudantes sejam higienizadas, antes de sua utilização na escola e ao chegar a casa, todos os dias;
Evitar o uso de água diretamente do bebedouro;
Evitar levar brinquedos pessoais à escola e dar preferência às atividades recreativas ao ar livre;
Utilizar materiais e brinquedos de fácil higienização com álcool 70% ou lavagem com água e sabão;
Orientar sobre a obrigatoriedade da higienização frequente das mãos, especialmente na chegada à escola, antes e após as refeições, após ida ao banheiro e, se possível, uma vez a cada duas horas ao longo do dia;
Realizar atividade lúdica educativa para as crianças menores aprenderem os cuidados básicos de higienização das mãos e de uso de máscaras que cubram nariz e boca;
Atentar-se para o momento da troca de fraldas, mantendo a higienização das mãos dos profissionais e das crianças, bem como da bancada, antes e depois da muda de fralda, devendo embalar em saco plástico cada fralda suja antes do descarte ou troca contínua do lixo.

  • Medidas pedagógicas

Manter comunicação frequente com todas as famílias dos alunos, garantindo a participação efetiva na tomada de decisões;
Efetuar avaliação diagnóstica do aprendizado dos alunos, acompanhada da escuta sistemática dos professores, assim que houver o retorno, seguida de organização de programas de apoio e de recuperação de aprendizagens;
Facilitar o acesso a computador e a internet, na instituição de ensino, com prévio agendamento, para os alunos com dificuldades tecnológicas/técnicas;
Reorganizar o calendário escolar, considerando objetivos de aprendizagens que foram definidos como essenciais, contemplando, no planejamento, diversas estratégias didáticas remotas e presenciais combinadas, para assegurar o sucesso do trabalho formativo realizado;
Garantir o tempo de descanso aos profissionais e aos alunos, especial-mente no período de verão, prorrogando os calendários para o período do ano seguinte, em caso extremamente necessário;
Privilegiar a utilização de diferentes tecnologias no trabalho com os objetivos de aprendizagens, a fim de imprimir diversidades de práticas de pesquisa, como levantamento de informações, registro e sistematização de conhecimentos abordados, comunicações diversas, visitas virtuais a museus, parques, palácios, audição de concertos de música, visualização de peças de teatro e documentários sobre assuntos tratados nas aulas;

  • Medidas de acolhimento

Planejar atividades de acolhimento e de reintegração social dos professores, funcionários e estudantes, como forma de superar os impactos psicológicos do longo período de isolamento social;
Valorizar ações e atividades que oportunizem o estreitamento de laços entre família e escola, sem desconsiderar as medidas de preservação da saúde;
Valorizar os encontros remotos para discussões sobre problemas enfrentados pelas famílias e orientá-las para enfrentá-los.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: