X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

O termo é “freiar” ou “frear”?


Ele nasceu em 5 de março de 1887, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro (RJ). Morava com seus pais e com seus 7 irmãos nesse bairro. Autodidata, aos 6 anos, compôs a primeira peça para violão. Aos 8 anos, começou seu interesse por Bach.  

O  desejo de sua mãe era que ele entrasse para a faculdade de Medicina. Na Semana de Arte Moderna, em São Paulo, apresentou-se de casaca e chinelo, pois sofria com sintomas da “gota” em um dos pés. Durante a apresentação, ouviu vaias e urros da plateia. Em 1945, no Rio de Janeiro, criou a Academia Brasileira de Música e foi seu primeiro presidente. Esse músico brasileiro disse esta célebre frase: “Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta”. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1959. Ele é Heitor Villa-Lobos, mais conhecido como Villa-Lobos.

01/03 (DOMINGO): Dia da Vindima (Colheita de Uvas). Deve-se ficar muito atento ao sentido das frases com as palavras “cada” e “todo”. Leiam-se estes dois exemplos: 1. O dono da vinícola deu uma garrafa de vinho a cada turista (Nesse caso, o termo “cada” particulariza.). 2. O dono da vinícola deu uma garrafa de vinho a todo turista (Nesse caso, o termo “todo” generaliza.).

02/03 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Turismo. Entre vários significados, o verbo “censurar” quer dizer “desaprovar ou criticar algo considerado ruim”. Esse verbo rejeita o pronome “lhe(s)” como complemento. No lugar desse pronome, empregam-se “o(s)” e “a(s)” (Exemplos: 1. O líder da excursão censurou o turista diante de todos. 2. O líder da excursão censurou-o diante de todos.).

03/03 (TERÇA-FEIRA): Dia do Careca. Como o sentido de “desfrutar”, há duas construções possíveis com o verbo “gozar”: 1. Simone gozava os prazeres que a riqueza lhe oferecia. 2. Aos 30 anos e já careca, José sempre gozou de ótima saúde. Há a preferência pela segunda construção, com a inclusão da preposição “de”. Isso porque ela é mais enfática, destacando o complemento desse verbo.

04/03 (QUARTA-FEIRA): Dia da Intimidade. A palavra “indiscrição” vem do latim “indiscretione”. Ela significa “ato considerado indiscreto ou inconveniente” (Exemplo: A intimidade provoca infelizmente comportamentos indiscretos.). Por causa da grafia “indiscreto”, com a penúltima sílaba “cre”, há quem escreva equivocamente “indiscreção”. Esse vocábulo não existe.

05/03 (QUINTA-FEIRA): Dia do Filatelista Brasileiro. O adjetivo “infrene” vem do latim “infrenis” (= sem freio) e significa “desenfreado, descontrolado, violento” (Exemplo: Apesar de ser um simples colecionador de selos, João vive constantemente paixões infrenes.). Vale lembrar que se escreve “freio”, e jamais se grafam “freiar” e “freiada” (Correção: frear e freada).

06/03 (SEXTA-FEIRA): Dia Mundial da Oração. Observem-se estas construções frasais: 1. O pastor disse a João para orar diariamente. 2. Os pais disseram ao filho para ter cuidado. Elas têm a seguinte organização: dizer + a alguém para + infinitivo. Essa construção não é recomendável. Vejam-se essas frases agora corrigidas: 1. (...) que orasse diariamente. 2. (...) que tivesse cuidado.

07/03 (SÁBADO): Dia do Fuzileiro Naval. O termo “mor” (Plural: mores) é uma redução do adjetivo “maior”. O trecho seguinte foi transcrito de Os Lusíadas (de Luís Vaz de Camões): “(...) que seja mor o dano que o perigo”. Esse termo é mais usado em palavras compostas, como altar-mor e guarda-mor (Exemplo: No navio, alguns marinheiros não respeitavam o capitão-mor.).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: