X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Notas do Síndico

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Corpo Diretivo do condomínio. Cada um em sua função.

foto autor
29/04/2021 - 15:10 • Atualizada em 29/04/2021 às 15:23

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Corpo Diretivo do condomínio. Cada um em sua função.

Quem nunca ouviu alguém falar que assumiu a função de síndico no prédio em que mora ou trabalha porque não havia ninguém disposto a fazê-lo? Isso é mais comum do que muitos pensam, mas felizmente essa postura vem mudando, fazendo com que as pessoas tenham interesse e até mesmo curiosidade em exercer essa função de extrema importância e necessidade para o condomínio.

Não é segredo para ninguém que as pessoas que estão à frente da administração de um condomínio possuem responsabilidades e obrigações, devendo agir com ética, integridade e imparcialidade, fazendo valer o que está determinado e definido no regimento interno e na convenção condominial. E esses documentos são definidos por votação, em assembleia, onde todos os condôminos são convocados a participar. Assim, a responsabilidade é de todos, cabendo a quem está à frente da administração do condomínio apenas cumprir o que neles está determinado e, é claro, às leis e normas existentes.

Nossa dica é para que os síndicos e demais membros diretivos fiquem atentos e busquem conhecer e estudar a legislação condominial (Código Civil, especialmente, os artigos 1.331 a 1.358) e Lei 4.591/64, além da convenção e regulamento interno do condomínio para o qual foi eleito. Nem precisamos dizer, de outras normas legais (Consolidação das Leis do Trabalho, regras ambientais, responsabilidade civil, dentre outras).

Veja as funções de cada membro do corpo diretivo de um condomínio.

Síndico

O Código Civil estabelece que o síndico poderá não ser condômino, logo, o terceiro pessoa física ou jurídica pode ser síndico em determinado condomínio, desde que, previsto na Convenção e conste do edital de convocação.

O mandato do síndico será de até dois anos, podendo ser reeleito, esta é de forma indeterminada, podendo a Convenção fixar esses prazos.

Devido a importância do cargo, o SIPCES sugere que seja fixado na convenção requisitos de elegibilidade, especialmente em condomínios de porte médio e grande. Dentre tantos, citamos:

São condições para elegibilidade dos candidatos a Síndico quando Condômino:

a) Ser proprietário da unidade e estar em dia com o financiamento;
b) Apresentar certidões negativas de ações executivas e criminais;
c) Apresentar certidões de regularidade do CPF;
d) Apresentar nada consta junto ao SPC;
e) Se candidato a reeleição, apresentar ata das contas da gestão anterior, devidamente aprovada;
f) Não possuir ações contra o condomínio;
g) Não ter renunciado ou sido destituído dos cargos para os quais foi eleito no Condomínio;

Se empresa administradora ou Síndico profissional, deverá apresentar certidões negativas junto à Receita Federal (FGTS, INSS e IR), além do exigido nas letras “b” a “d” acima citadas.

Síndico é responsável pela administração geral do condomínio, cabendo cumprir a convenção e regimento interno, zelando pela manutenção e conservação das áreas comuns e da edificação como um todo, visando a preservar e ampliar a vida útil projetada conforme exige as normas técnicas da ABNT 5674, 15575 e 13047.

É fundamental que o síndico:

  • Conheça as leis sobre condomínios, a Convenção e o Regimento Interno do prédio;
  • Cumpra as decisões das assembleias;
  • Supervisione as atividades de manutenção, conservação e limpeza das áreas comuns e equipamentos coletivos;
  • Faça o planejamento financeiro e sua execução.

Compete ao síndico:

  • Convocar as assembleias;
  • Representar ativa e passivamente o condomínio;
  • Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as decisões tomadas em assembleias;
  • Elaborar o orçamento da receita e da despesa anual do condomínio;
  • Prestar contas anualmente e quando exigidas;
  • Exercer a administração interna do condomínio, referente à segurança, vigilância e moralidade;
  • Fazer vistorias periódicas nas áreas comuns e privativas para verificar vazamentos, infiltrações e outras anormalidades;
  • Elaborar uma rotina de trabalho para os empregados com atividades a serem executadas diariamente;
  • Aplicar as multas estabelecidas na Lei, na Convenção ou no Regulamento Interno;
  • Guardar a documentação contábil, trabalhista e fiscais dentro dos prazos legais;
  • Arrecadar as taxas condominiais;
  • Realizar a cobrança dos inadimplentes;
  • Contratar seguro contra incêndios e seguro de vida dos empregados;
  • Comunicar aos condôminos o que foi deliberado em assembleia;
  • Manter um cadastro atualizado dos condôminos com telefones externos, deixando os mesmos na portaria, para maior segurança;
  • Realizar a cobrança dos inadimplentes;
  • Contratar seguro contra incêndios e seguro de vida dos empregados;
  • Comunicar aos condôminos o que foi deliberado em assembleia;
  • Manter um cadastro atualizado dos condôminos com telefones externos, deixando os mesmos na portaria, para maior segurança;

O síndico poderá ser destituído na forma prevista nesta convenção, nas seguintes hipóteses:

a) Não prestar contas;
b) Má gestão;
c) Cometer irregularidades.

A má gestão e irregularidades devem ser apuradas pelo Conselho Fiscal.

Subsíndico

Muitos condomínios não possuem essa função, pois a mesma não é obrigatória por lei. Mas se previsto na Convenção, essa ocupação deverá ser preenchida, através de eleição realizada em assembleia. O subsíndico substitui o síndico em suas ausências e impedimento.

Vale lembrar que o subsíndico não é subordinado ao síndico, e responde ao condomínio, não ao síndico.

Possui as mesmas atribuições do síndico, assumindo a função apenas na ausência momentânea do síndico. No caso de renúncia, destituição ou falecimento do síndico, o subsíndico assume, para cumprir o restante do mandato, salvo se a Convenção dispor de forma contrária, qual seja, convocar assembleia para tratar da nova eleição do síndico.

Conselheiros

O Conselho Fiscal é composto por três membros. Cabe a ele a fiscalização das contas do condomínio. Seu mandato será de até dois anos, podendo ser reeleito. O condomínio também pode ter o Conselho Consultivo, caso esteja previsto na Convenção. Também formada por três membros, que dará consultoria ao síndico.

Compete ao Conselho Fiscal:

a) Verificar o cumprimento das normas legais e convencionais;
b) Verificar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e normas trabalhistas, fiscais, tributárias e previdenciárias relacionadas a sua condição de empregador ou contratante;
c) Analisar contratos assinados pela administração condominial;
d) Analisar os balancetes e documentações;
e) Emitir parecer pela aprovação ou rejeição das contas pela Assembleia;
f) Comunicar aos condôminos atos de irregularidades ou má gestão cometida pelo síndico, após transcorrido o prazo de manifestação desse, sugerindo, se for o caso, a sua destituição.

Fonte: Manual do Síndico SIPCES

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM