“Médicos estão dando prioridade para os mais jovens”, diz capixaba na Itália
Escute essa reportagem
“Como não está tendo lugar para todos nas UTIs, os médicos estão dando prioridade para pacientes mais jovens”, disse a capixaba Elisa Perilo, de 42 anos, que vive há 13 na pequena cidade de Valenza, na Itália.

A dona de casa contou para a reportagem do Tribuna Online como o cotidiano na cidade hoje é melancólico e que as pessoas ainda estão assustadas com a proporção que o vírus Covid-19 tomou.
“Até o dia 23 de fevereiro tínhamos o registro de 200 pessoas contagiadas pelo coronavírus, e ainda assim as pessoas falavam que era apenas uma gripe. E hoje olha como está a Itália por causa de pessoas que não respeitaram a quarentena recomendada desde no início”, lamentou Perilo.
Ela vive na pequena cidade italiana junto com o marido Marco Braggion, 45, e dois filhos: uma menina de 11 anos e um menino de 9.
Segundo balanço das autoridades italianas, a Itália já registrou 3.405 mortes pelo novo coronavírus e é o país mais afetado pela pandemia na Europa. Confira a entrevista que a capixaba concedeu para nossa equipe.
“A Itália hoje acabou de ultrapassar a China com número de mortos. Foram 427 mortes nas últimas 24 horas”, disse, assustada, Elisa Perilo.
Quarentena
“Até o dia 23 de fevereiro tínhamos o registro de 200 pessoas contagiadas pelo coronavírus, e ainda assim as pessoas falavam que era apenas uma gripe. E hoje olha como está a Itália por causa de pessoas que não respeitaram a quarentena recomendada desde o início. É triste.”
Caos na saúde
“Como não está tendo lugar para todos nas UTIs, os médicos estão dando prioridade para pacientes mais jovens. Usam esse critério para selecionar quem irá para um leito da UTI. Não são somente os pacientes críticos de coronavírus que estão precisando de aparelhos para respirar, mas com a chegada do Covid-19, superlotou as UTIs que já estavam cheia de pacientes precisando dos aparelhos.
Sem escolas
As crianças não estão indo mais para escola há quatro semanas, desde que a Itália entrou na zona vermelha. Agora meus filhos estão tendo aulas com professores pela Internet. Mesmo com tudo isso que está acontecendo, estamos tentando manter a rotina”
Toque de recolher
“Temos o toque de recolher aqui. É proibido sair na rua depois das 22 horas. Para sairmos de casa, precisamos levar sempre conosco uma autorização. Ao sair de casa, levamos a autorização de ida, e quando voltamos, precisamos da autorização de volta. Se descumprirmos as recomendações, há penalidade de seis meses a 12 anos de detenção, dependendo da gravidade do caso.”
Penalidades
“Desde o dia em que decretaram zona vermelha na Itália, 43 mil pessoas foram notificadas por desobedecerem o novo decreto de permanecer em quarentena. Essas pessoas terão agora de dar satisfação à Justiça.”
Restrições no comércio
“As únicas lojas que permanecem abertas são: farmácias, supermercados, bancos e padarias. Em todos os comércios foi instalado um vidro de proteção para evitar que os atendentes tenham contato com os clientes.”
Comentários