X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Trump diz que o Irã tem uma proposta dos EUA sobre seu programa nuclear em rápido avanço


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na sexta-feira (16) que o Irã tem uma proposta americana sobre seu programa nuclear em rápido avanço, enquanto as negociações entre os dois países prosseguem. "Eles têm uma proposta", afirmou o republicano. "Mas o mais importante é que eles sabem que precisam agir rapidamente, ou algo ruim vai acontecer."

Os comentários de Trump representam a primeira vez que ele reconhece que há uma proposta americana com Teerã, após várias rodadas de negociações entre o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi. As negociações atingiram o nível de "especialistas" - o que significa que os dois lados estão tentando ver se conseguem chegar a um acordo sobre os detalhes de qualquer possível acordo.

Trump fez o comentário a bordo do Air Force One ao encerrar sua viagem aos Emirados Árabes Unidos, a última parada de sua turnê por três países do Oriente Médio.

Trump não elaborou o conteúdo da proposta e o Irã não reconheceu imediatamente tê-la. Na quinta-feira, 15, Araghchi conversou com jornalistas na Feira Internacional do Livro de Teerã e disse que o Irã ainda não tinha nenhuma proposta dos americanos.

Araghchi também criticou o que chamou de declarações conflitantes e inconsistentes do governo Trump, descrevendo-as como um sinal de desordem em Washington ou uma estratégia de negociação calculada. Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: