X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Presidente da Tunísia suspende o Parlamento e destitui o Primeiro-ministro


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente da Tunísia, Kais Saied, anunciou - neste domingo (25) - a destituição do primeiro-ministro, Hichem Mechichi, e a suspensão das atividades parlamentares por 30 dias, intensificando dramaticamente a crise política que atinge o país.

Grandes manifestações a favor do presidente foram registradas na capital após a decisão, acusada de golpe pela oposição.

A decisão foi tomada após intensos protestos ontem. Policiais e manifestantes entraram em confronto em várias cidades do país, com os manifestantes exigindo a renúncia do governo e atacando sedes do Ennahda, o partido islâmico moderado que tem a maioria no Parlamento.

Saied disse que assumirá o poder Executivo com a ajuda de um novo primeiro-ministro, no maior desafio até agora para o sistema democrático que o país introduziu em 2011, na primeira revolta do que depois ficou conhecido como Primavera Árabe e agitou o Oriente Médio.

Em um comunicado transmitido pela televisão, o presidente alegou que as ações estavam de acordo com a Constituição, que citou para suspender a imunidade dos parlamentares.

O presidente do Parlamento e líder do Ennahda, Rached Ghannouchi, acusou Saied de lançar "um golpe contra a revolução e a Constituição".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: